Aristóteles
(384-322 a.C), assim como seu mestre Platão viveu na Grécia Antiga. Aristóteles
desenvolveu uma teoria política, não se atendo tanto a forma de ideal que a
Polis deveria ter, mas sim em que consiste “fazer política”, e também discutiu
quem seriam os verdadeiros políticos de seu tempo.
Mas,
afinal o que é a política? Quem são os verdadeiros políticos para Aristóteles?
Vamos entender um pouco? – É muito comum associarmos a política ao poder,
porém, nem sempre foi assim…
Assim como Sócrates e Platão, Aristóteles
também não concordava com a democracia ateniense. Aristóteles apontava a
existência de três formas de governos boas, são elas: Monarquia, Aristocracia e
Politéia. Do mesmo modo apontava três formas negativas de governo,
são elas: Tirania; Oligarquia e Democracia.
Para
este pensador: “o homem é um animal político” (Zoon polítikon). Somos políticos
porque vivemos em grupo e necessitamos de organização. Esta ideia esta muito
colocada no conceito de cidade cunhado por Aristóteles que pregava ser mais
importante conhecer quem são os cidadãos que compõe uma cidade do que saber da
própria cidade. A reflexão é simples: diga quem são os moradores da cidade e
saberemos o que é a cidade. Devemos pontuar que Aristóteles não fazia
diferenciação entre a cidade e o campo, incluído politicamente ambas as áreas
como importantes na composição da política de uma Cidade-Estado.
Aristóteles
aponta também a importância de nos fazermos cidadão. É cidadão aquele que
participa da política local. Somente a participação na política poderia
conduzir o homem à boa educação. Assim a política para Aristóteles era
considerada a ciência mais importante entre todas as ciências, chamada de:
Ciência Política.
As atividades – Exercícios
1) O que seria uma cidade para Aristóteles? O filósofo afirma ser difícil de responder, porém esclarece que antes de tudo devemos entender o que é um cidadão. Sobre a cidade e o cidadão é correto afirmar.
A) A cidade não representa uma oposição ao campo e nem é demarcada apenas por muros.
B) Para Aristóteles cidadão é aquele indivíduo que se deixa ser representado por um político representante da retórica sofista.
C) Cidadão é aquele indivíduo que participa das ações deliberativas que dizem respeito à vida social.
D) Para Aristóteles escravos, jovens, mulheres e estrangeiros são considerados cidadãos.
E) A política é a mais alta de todas as ciências, que tem por finalidade a justiça.
Estão corretas:
a) Apenas 1; 3; 5.
b) Apenas 2 e 4.
c) Apenas 4 e 5.
d) Apenas 1 e 2.
e) Apenas 2; 4; 5.
2) “Uma vez que constituição significa o mesmo que governo, e o governo é o poder supremo em uma cidade, e o mando pode estar nas mãos de uma única pessoa, ou de poucas pessoas, ou da maioria, nos casos em que esta única pessoa, ou as poucas pessoas, ou a maioria, governam tendo em vista o bem comum, estas constituições devem ser forçosamente as corretas; ao contrário, constituem desvios os casos em que o governo é exercido com vistas ao próprio interesse da única pessoa, ou das poucas pessoas, ou da maioria, pois ou se deve dizer que os cidadãos não participam do governo da cidade, ou é necessário que eles realmente participem.”
(ARISTÓTELES. Política. Trad. de Mário da Gama Kury. 3.ed. Brasília: Editora UNB, 1997. p. 91.)
Com base no texto e nos conhecimentos sobre as formas de governo em Aristóteles, analise as afirmativas a seguir.
I. A democracia é uma forma de governo reta, ou seja, um governo que prioriza o exercício do poder em benefício do interesse comum.
II. A democracia faz parte das formas degeneradas de governo, entre as quais destacam-se a tirania e a oligarquia.
III. A democracia é uma forma de governo que desconsidera o bem de todos; antes, porém, visa a favorecer indevidamente os interesses dos mais pobres, reduzindo-se, desse modo, a uma acepção demagógica.
IV. A democracia é a forma de governo mais conveniente para as cidades gregas, justamente porque realiza o bem do Estado, que é o bem comum.
Estão corretas apenas as afirmativas:
a) I e III.
b) I e IV.
c) II e III.
d) I, II e III.
e) II, III e IV.
3) leia o texto a seguir.
“É evidente, pois, que a cidade faz parte das coisas da natureza, que o homem é naturalmente um animal político, destinado a viver em sociedade, e que aquele que, por instinto, e não porque qualquer circunstância o inibe, deixa de fazer parte de uma cidade, é um ser vil ou superior ao homem […].” (ARISTÓTELES. A política. Trad. de Nestor Silveira Chaves. Rio de Janeiro: Ediouro, 1997. p. 13.)
Com base no texto de Aristóteles , é correto afirmar:
a) O texto de Aristóteles confirma a ideia de que a condição humana de ser político é artificial e um obstáculo à liberdade individual.
b) A interpretação correta do texto de Aristóteles segundo a qual a política é uma atividade nociva à coletividade devendo seus representantes serem afastados do convívio social.
c) O ponto de vista aristotélico de que a dimensão política do homem independe da convivência com seus semelhantes, uma vez que o homem basta se a si próprio.
d) O homem é um animal político por natureza, sugere uma crítica a um tipo de político que ignora a coletividade privilegiando interesses particulares e que, por isso, deve ser evitado.
e) O texto de Aristóteles apresenta a ideia de que a vida em sociedade degenera o homem, tornando-o um animal.
A) A cidade não representa uma oposição ao campo e nem é demarcada apenas por muros.
B) Para Aristóteles cidadão é aquele indivíduo que se deixa ser representado por um político representante da retórica sofista.
C) Cidadão é aquele indivíduo que participa das ações deliberativas que dizem respeito à vida social.
D) Para Aristóteles escravos, jovens, mulheres e estrangeiros são considerados cidadãos.
E) A política é a mais alta de todas as ciências, que tem por finalidade a justiça.
Estão corretas:
a) Apenas 1; 3; 5.
b) Apenas 2 e 4.
c) Apenas 4 e 5.
d) Apenas 1 e 2.
e) Apenas 2; 4; 5.
2) “Uma vez que constituição significa o mesmo que governo, e o governo é o poder supremo em uma cidade, e o mando pode estar nas mãos de uma única pessoa, ou de poucas pessoas, ou da maioria, nos casos em que esta única pessoa, ou as poucas pessoas, ou a maioria, governam tendo em vista o bem comum, estas constituições devem ser forçosamente as corretas; ao contrário, constituem desvios os casos em que o governo é exercido com vistas ao próprio interesse da única pessoa, ou das poucas pessoas, ou da maioria, pois ou se deve dizer que os cidadãos não participam do governo da cidade, ou é necessário que eles realmente participem.”
(ARISTÓTELES. Política. Trad. de Mário da Gama Kury. 3.ed. Brasília: Editora UNB, 1997. p. 91.)
Com base no texto e nos conhecimentos sobre as formas de governo em Aristóteles, analise as afirmativas a seguir.
I. A democracia é uma forma de governo reta, ou seja, um governo que prioriza o exercício do poder em benefício do interesse comum.
II. A democracia faz parte das formas degeneradas de governo, entre as quais destacam-se a tirania e a oligarquia.
III. A democracia é uma forma de governo que desconsidera o bem de todos; antes, porém, visa a favorecer indevidamente os interesses dos mais pobres, reduzindo-se, desse modo, a uma acepção demagógica.
IV. A democracia é a forma de governo mais conveniente para as cidades gregas, justamente porque realiza o bem do Estado, que é o bem comum.
Estão corretas apenas as afirmativas:
a) I e III.
b) I e IV.
c) II e III.
d) I, II e III.
e) II, III e IV.
3) leia o texto a seguir.
“É evidente, pois, que a cidade faz parte das coisas da natureza, que o homem é naturalmente um animal político, destinado a viver em sociedade, e que aquele que, por instinto, e não porque qualquer circunstância o inibe, deixa de fazer parte de uma cidade, é um ser vil ou superior ao homem […].” (ARISTÓTELES. A política. Trad. de Nestor Silveira Chaves. Rio de Janeiro: Ediouro, 1997. p. 13.)
Com base no texto de Aristóteles , é correto afirmar:
a) O texto de Aristóteles confirma a ideia de que a condição humana de ser político é artificial e um obstáculo à liberdade individual.
b) A interpretação correta do texto de Aristóteles segundo a qual a política é uma atividade nociva à coletividade devendo seus representantes serem afastados do convívio social.
c) O ponto de vista aristotélico de que a dimensão política do homem independe da convivência com seus semelhantes, uma vez que o homem basta se a si próprio.
d) O homem é um animal político por natureza, sugere uma crítica a um tipo de político que ignora a coletividade privilegiando interesses particulares e que, por isso, deve ser evitado.
e) O texto de Aristóteles apresenta a ideia de que a vida em sociedade degenera o homem, tornando-o um animal.
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