Segundo a crítica especializada, o drama biográfico A Linguagem do Coração ou Marie Heurtin, no título original, dirigido por Jean-Pierre Améris (Românticos Anônimos), vai mexer com o lado mais sensível dos espectadores pela intensidade dos sentimentos impressos nesta narrativa de época.
Baseado em uma história real ocorrida na França do final do século XIX, o longa teve sua estreia mundial no Festival de Cinema de Locarno 2014, na Suíça, onde foi vencedor do Grande Prêmio Variety Piazza.
O filme aborda o drama da deficiente visual e auditiva Marie, uma adolescente de 14 anos que vive aprisionada em seu mundo em razão de suas limitações físicas. Como não consegue se comunicar, é levada pelo pai ao Instituto Larnay, na época, famosa entidade católica por atender meninas surdas. Mesclando humor e drama, o longa narra a esperança das freiras do convento ao tentar ajudá-la com sua educação e, de alguma forma, fazê-la interagir com a vida e se libertar do corpo que a aprisiona.
O diretor do célebre Românticos Anônimos (Les motins amomes) imprimi uma história que alia o ceticismo inicial de uma madre ao desafio do limite humano e a expectativa de superação pela fascinante linguagem do amor maternal da religiosa intensificada pela fé e sentimentos mútuos de confiança que ganham força no papel da Irmã Marie Marguerite, interpretado com maestria por Isabelle Carré, ao abraçar o imenso desafio com determinação e incansável paciência.
Aristóteles e a Linguagem
[...] Agora é evidente que o homem, muito mais que a abelha ou outro animal gregário, é um animal social. Como costumamos dizer, a natureza nada faz sem propósito, e o homem é o único que tem o dom da fala. Na verdade, a simples voz pode indicar a dor e o prazer, e os outros animais a possuem ( sua natureza foi desenvolvida somente até o ponto do que é doloroso ou agradável e externá-las entre si), mas a fala tem a finalidade indicar o conveniente e o nocivo, e portanto também o justo e o injusto, a característica específica do homem em comparação com os outros animais é de que somente ele tem o sentimento do bem e do mal, do justo e do injusto e de outras qualidades morais, e é a comunidade de seres com tal sentimento que constitui a família e a cidade. (ARISTÒTELES, 1997, p. 15)
1 — a linguagem é natural no homem porque corresponde à sua natureza de animal racional e responde à finalidade de animal político a que ele é destinado;
2 — condição da sociedade política, a linguagem é exatamente um exercício político e, por isso, existe acordo (nomos) na base da linguagem, o que ainda é propiciado pela capacidade intelectiva do ser humano, a qual provê a referência da linguagem às coisas;
3 — assim como existe uma forma acabada de sociedade — o Estado —, em que o homem cumpre seu fim e sua natureza, distinguindo o bem do mal, o justo do injusto, existe uma forma de linguagem também
acabada, que expressa a verdade e atinge a physis; é esse o discurso que reflete a possessão comum da sociedade política perfeita, expressando as distinções que caracterizam a natureza e a finalidade do homem.
Referências
ARISTÓTELES. Política/ Aristóteles; tradução de Mário da Gama Kury. – 3ª ed. – Brasília: Editora Universidade de Brasília, 1977. 321 p.
NEVES, M. H. de M. A teoria linguística em Aristóteles. Alfa, São Paulo, 25:57-67, 1981
Questões
1 – Qual o tema do filme? O que os realizadores do filme tentaram nos contar? Eles conseguiram passar sua mensagem? Justifique sua resposta.
2 – Você assimilou/aprendeu alguma coisa com este filme? O que?
3 – Algum elemento do filme não foi compreendido?
4 – Do que você mais gostou neste filme? Por quê?
5 – Selecione uma sequência protagonizada por um dos personagens do filme, analise e explique qual a sua motivação dramática. O que sua motivação tem a ver com o tema do filme?
6 – Qual o seu personagem favorito no filme? Por quê?
7 – Qual é o personagem de que você menos gostou? Por quê?
8 – Descreva o uso da cor no filme. Ela enfatiza as emoções que os realizadores tentaram evocar? Como você usaria a cor no filme em questão?
9 – Analise o uso da música no filme. Ela conseguiu criar um clima correto para a história? Como você usaria a música neste filme?
10 – Todos os eventos retratados no filme são verdadeiros? Descreva as cenas que você achou especialmente bem coerentes e fiéis à realidade. Quais sequências que parecem menos realistas? Por quê
11 – Qual a síntese da história contada pelo filme?
12 – Como a montagem do filme interfere na história contada pelo filme?
13 – Por que a Filosofia considera a linguagem a característica mais humana dos humanos?
14 – Qual o papel da linguagem no conhecimento humano?
Nenhum comentário:
Postar um comentário