Filosofia da ciência
Resumo da aula.
Indutivismo: Ciência como conhecimento dos dados da experiência. ( EMPIRISMO)
1) Concepção de ciência do senso comum: Para o senso comum uma concepção muito aceita é a de que “conhecimento científico é conhecimento provado”. Pelo fio condutor da história à partir do século XVII ( Galileu, Newton, e o filósofo Francis Bacon). A experiência tornou a fonte do conhecimento.
2) Indutivismo ingênuo: A ciência começa com a observação; a observação faz algumas afirmações a respeito do estado do mundo, ou de alguma parte dele, podem ser justificadas ou estabelecidas como verdadeiras de maneira direta pelo uso dos sentidos do observador não preconceituoso.
Afirmações singulares referem-se a uma ocorrência específica ou a um estado de coisas num lugar e num tempo específico. É claro que todas as proposições de observação serão afirmações singulares. O raciocínio indutivo faz o movimento das afirmações singulares para que alcancem as proposições universais.
3) Princípio da indução: “Se um grande número de “As” foi observado sob ampla variedade de condições, e se todos esses “As” observados possuíam sem exceção a propriedade “B”, então todos os “As” têm a propriedade “B”.
4) Qual o processo para a elaboração de previsões e explicações: levar a indução à dedução.
* Atos particulares
* Proposição de observação
* Conclusão universal
* Processo dedutivo
Falsificasionismo de Karl Popper.
A falsidade de afirmações universais pode ser deduzida de afirmações singulares.
Karl Popper nasce em Viena em 1902 – discorda totalmente e se coloca contra o ponto de verificabilidade.
Uma hipótese é falsificável se existe uma proposição de observação ou um conjunto delas logicamente possíveis que são inconsistentes com ela, isto é, que se estabelecidas como verdadeiras, falsificariam a hipótese. Ela tem que ser precisa e objetiva.
Quanto mais falsificável melhor a teoria: quanto mais uma teoria afirma, mais oportunidade potencial haverá para mostrar que o mundo de fato não se comporta da maneira como mostrado pela teoria.
Diferenças entre o indutivismo e o falsificacionismo:
O indutivismo – tem como característica uma visão cumulativa
O falsificacionismo – quanto mais audaciosa a teoria – mais testada e criticada ele será, o progresso e o prestígio da teoria aumentam. Uma teoria será melhor que outra quanto mais falsificável for. Se a teoria é reprovada, deverá ser abandonada, segundo Popper.
Por que o falsificacionismo se torna inadequado em bases históricas?
Nem sempre as teorias foram abandonadas – porque nem os indutivistas, nem os falsificacionistas dão um relato da ciência compatível com a história.
Thomas Khun “ A estrutura das revoluções científicas” - 1962
Considera a história como um laboratório.
Principais características:
1) Caráter revolucionário do progresso científico
2) Analisa o caráter sociológico das comunidades científicas ( traz para a ciência o aspecto da comunidade). Tem visão tradicional de continuísmo.
Como ocorre o progresso na ciência:
Pré- ciência
Ciência Normal
Crise – revolução ( anomalias)
Nova Ciência Normal
Nova Crise
Pré-ciência é aquela que não precisa de paradigma, ou seja, que não usa modelo.
Ciência Normal é a ciência executada a luz de um determinado paradigma. Thomas Khun nos diz que a ciência começou a partir de Copérnico (século XV/XVI).
O Paradigma é um modelo, um padrão a ser seguido. ( a comunidade cientifica acredita no mesmo paradigma).
As anomalias são fracassos que impedem que a teoria se mantenha.
Os paradigmas podem ser derrubados, existe uma impossibilidade de se mensurar os paradigmas, eles muitas vezes continuam sendo utilizados por alguns cientistas, que formam comunidades.
Paradigma científico de Newton e Einstein , convivem num mesmo período histórico.
Texto
para atividade de Filosofia em sala de aula para os 1ºs anos.
BRECHET, Berlolt. História do Sr.
Keuner. São Paulo: Brasilense, 1982.
Se
os tubarões fossem homens
'Se os tubarões fossem homens',
perguntou ao senhor K. a filha da sua senhoria, 'eles seriam mais amáveis com
os peixinhos?' 'Certamente', disse ele. Se os tubarões fossem homens,
construiriam no mar, grandes gaiolas para os peixes pequenos, com todo tipo de
alimento. Cuidariam para que as gaiolas tivessem sempre água fresca. Se, por
exemplo, um peixinho ferisse a barbatana, então lhe fariam imediatamente um
curativo, para que ele não lhes morresse antes do tempo. Para que os peixinhos
não ficassem melancólicos, haveria grandes festas aquáticas de vez em quando,
pois os peixinhos alegres têm melhor sabor do que os tristes. Haveria escolas
nas gaiolas. Nessas escolas os peixinhos aprenderiam como nadar para as goelas
dos tubarões. Precisariam saber geografia, por exemplo, para localizar os
grandes tubarões que vagueiam descansadamente pelo mar. O mais importante seria
a formação moral dos peixinhos, eles seriam informados de que nada existe de
mais belo e mais sublime do que um peixinho que acreditasse nos tubarões,
sobretudo quando dissessem que cuidam de sua felicidade futura. Os peixinhos
sabem que esse futuro só estaria assegurado se estudassem docilmente. Acima de
tudo, os peixinhos deveriam evitar inclinações diferentes que o normal e avisar
imediatamente os tubarões, se um dentre eles mostrassem tais tendências. Se os
tubarões fossem homens, naturalmente fariam guerras entre si, para conquistar
gaiolas e peixinhos estrangeiros. Nessas guerras eles fariam lutar os
peixinhos, e lhes ensinariam que há uma enorme diferença entre eles e os
peixinhos dos outros tubarões. Os peixinhos, eles iriam proclamar, são
notoriamente mudos, mas silenciam em outra língua, e por isso não podem se
entender. Cada peixinho que na guerra matassem alguns outros inimigos, ele
seria condecorado com uma pequena medalha e receberia o título de herói. Se os
tubarões fossem homens, haveria também artes entre eles, haveria quadros belos
representando os dentes dos tubarões em cores soberbas, e suas goelas como
jardins onde se brinca deliciosamente. Os teatros do fundo do mar mostrariam
valorosos peixinhos nadando com entusiasmo para as gargantas dos tubarões, e a
música seria tão bela que todos os peixinhos, com a orquestra na frente,
sonhando, embalados nos pensamentos mais doces, se precipitariam nas gargantas
dos tubarões. Também não faltaria uma religião se os tubarões fossem homens,
ela ensinaria que a verdadeira vida dos peixinhos começa apenas na barriga dos
tubarões. Além disso, acabaria a ideia de que os peixinhos são iguais entre si.
Alguns deles se tornariam funcionários e seriam colocados acima dos outros.
Aqueles ligeiramente maiores poderiam inclusive comer os menores. Isto seria
agradável para os tubarões, pois eles teriam, com maior frequência bocados
maiores para comer. E os peixinhos maiores, detentores de cargos, cuidariam da ordem
entre peixinhos, tornando-se construtores de gaiolas. Em suma, haveria uma
civilização no mar, se os tubarões fossem homens.
Questionário
Avaliativo
1-Quem são os peixinhos e os tubarões nesta
alegoria(1)?
2-Por que os tubarões promovem festas?
3-Qual o significado de os peixinhos
serem mudos?
4-Que tipo de religião o autor indica no
texto?
Nota:-
Alegoria = 1. Exposição de um pensamento sob forma figurada.
2. Ficção que representa uma coisa para dar ideia de
outra;
3. Obra artística que representa uma ideia abstrata
mediante formas que a tornam compreensível.
Filosofia da ciência
Resumo da aula.Indutivismo: Ciência como conhecimento dos dados da experiência. ( EMPIRISMO)
1) Concepção de ciência do senso comum: Para o senso comum uma concepção muito aceita é a de que “conhecimento científico é conhecimento provado”. Pelo fio condutor da história à partir do século XVII ( Galileu, Newton, e o filósofo Francis Bacon). A experiência tornou a fonte do conhecimento.
2) Indutivismo ingênuo: A ciência começa com a observação; a observação faz algumas afirmações a respeito do estado do mundo, ou de alguma parte dele, podem ser justificadas ou estabelecidas como verdadeiras de maneira direta pelo uso dos sentidos do observador não preconceituoso.
Afirmações singulares referem-se a uma ocorrência específica ou a um estado de coisas num lugar e num tempo específico. É claro que todas as proposições de observação serão afirmações singulares. O raciocínio indutivo faz o movimento das afirmações singulares para que alcancem as proposições universais.
3) Princípio da indução: “Se um grande número de “As” foi observado sob ampla variedade de condições, e se todos esses “As” observados possuíam sem exceção a propriedade “B”, então todos os “As” têm a propriedade “B”.
4) Qual o processo para a elaboração de previsões e explicações: levar a indução à dedução.
* Atos particulares
* Proposição de observação
* Conclusão universal
* Processo dedutivo
Falsificasionismo de Karl Popper.
A falsidade de afirmações universais pode ser deduzida de afirmações singulares.
Karl Popper nasce em Viena em 1902 – discorda totalmente e se coloca contra o ponto de verificabilidade.
Uma hipótese é falsificável se existe uma proposição de observação ou um conjunto delas logicamente possíveis que são inconsistentes com ela, isto é, que se estabelecidas como verdadeiras, falsificariam a hipótese. Ela tem que ser precisa e objetiva.
Quanto mais falsificável melhor a teoria: quanto mais uma teoria afirma, mais oportunidade potencial haverá para mostrar que o mundo de fato não se comporta da maneira como mostrado pela teoria.
Diferenças entre o indutivismo e o falsificacionismo:
O indutivismo – tem como característica uma visão cumulativa
O falsificacionismo – quanto mais audaciosa a teoria – mais testada e criticada ele será, o progresso e o prestígio da teoria aumentam. Uma teoria será melhor que outra quanto mais falsificável for. Se a teoria é reprovada, deverá ser abandonada, segundo Popper.
Por que o falsificacionismo se torna inadequado em bases históricas?
Nem sempre as teorias foram abandonadas – porque nem os indutivistas, nem os falsificacionistas dão um relato da ciência compatível com a história.
Thomas Khun “ A estrutura das revoluções científicas” - 1962
Considera a história como um laboratório.
Principais características:
1) Caráter revolucionário do progresso científico
2) Analisa o caráter sociológico das comunidades científicas ( traz para a ciência o aspecto da comunidade). Tem visão tradicional de continuísmo.
Como ocorre o progresso na ciência:
Pré- ciência
Ciência Normal
Crise – revolução ( anomalias)
Nova Ciência Normal
Nova Crise
Pré-ciência é aquela que não precisa de paradigma, ou seja, que não usa modelo.
Ciência Normal é a ciência executada a luz de um determinado paradigma. Thomas Khun nos diz que a ciência começou a partir de Copérnico (século XV/XVI).
O Paradigma é um modelo, um padrão a ser seguido. ( a comunidade cientifica acredita no mesmo paradigma).
As anomalias são fracassos que impedem que a teoria se mantenha.
Os paradigmas podem ser derrubados, existe uma impossibilidade de se mensurar os paradigmas, eles muitas vezes continuam sendo utilizados por alguns cientistas, que formam comunidades.
Paradigma científico de Newton e Einstein , convivem num mesmo período histórico.
Texto para atividade de Filosofia em sala de aula para os 1ºs anos.
A Filosofia e o Mito.
Conta o mito que uma ninfa chamada
Liríope certo dia foi banhar-se em um rio. Este rio sentiu-se atraído por ela.
Da relação dos dois nasceu uma criança muito bela chamada Narciso, cuja mãe, ao
constatar a beleza do filho, ficou muito preocupada, pois para os gregos quem
ultrapassava a medida corria perigo. Para se tranqüilizar quanto ao futuro do
filho, procurou o oráculo Tirésias, que perdera a visão e, por isso, era capaz
de ver o que a maioria não via. Tirésias falou-lhe que nada aconteceria com Narciso
se ele não visse a própria imagem. Narciso cresceu e, por conta de sua beleza,
despertava a atenção dos humanos e das ninfas que conviviam com ele.
Um dia, uma ninfa chamada Eco – que
também tinha uma história: era falante e capaz de entreter quem conversasse com
ela pela sua capacidade de se expressar – apaixonou-se por Narciso. Zeus,
percebendo a habilidade da ninfa, levou-a para Olimpo para entreter Hera,
enquanto ele saía para as suas conquistas. Essa situação repetiu-se muitas
vezes até que um dia Hera descobriu que estava sendo enganada e voltou sua ira
contra Eco, impedindo-a de pronunciar suas próprias palavras. Desse dia em
diante, ela só seria capaz de repetir as últimas palavras pronunciadas pelos
outros. Narciso, voltado para si mesmo, não foi capaz de perceber o amor que
ela lhe dedicava. A desatenção dele fez com que Eco fosse definhando até se
transformar em um rochedo capaz somente de repetir as últimas palavras ditas
pelos outros.
A incapacidade de Narciso de
ver Eco provocou a ira de outras ninfas, companheiras de Eco, que clamaram
vingança. Pediram a uma deusa que castigasse Narciso. Ela, então, permitiu que
ele contemplasse a própria imagem. Um dia foi a um lago beber água e se viu
refletido na água, ficou fascinado pela sua própria imagem e não mais conseguiu
abandonar aquele lugar, buscando, sem conseguir, entrar em contato com quem
via. Como Eco, ele também foi definhando, até sumir. Conta o mito que nesse
lugar brotou uma flor, muito bela, que recebeu o nome de Narciso.
1 Na Mitologia Grega, Narciso ou O
Auto-Admirador, era um herói do território de
Téspias, Beócia, famoso pela sua beleza e orgulho.
Várias versões do seu mito sobreviveram: a de Ovídio, das suas Metamorfoses; a de Pausânias, do seu Guia
para a Grécia (9.31.7); e uma encontrada entre os papiros encontrados em Nag Hammadi. Era filho do deus-rio Cefiso e da ninfa Liríope. No dia do seu nascimento, o adivinho
Tirésias vaticinou que Narciso teria vida longa desde que jamais contemplasse a
própria figura.
1) Justifique porque Narciso, que aparentemente ama, na verdade é incapaz de
amar.
2)
Identifique possíveis “lagos de Narciso” na sociedade contemporânea.
3)
Escreva soluções criativas para resolver o problema do individualismo e do
narcisismo na sociedade atual.
4)
Vimos definição de auto-investimento. Assim sendo, em relação
ao mito acima, podemos dizer que Eco e Narciso tiveram auto-investimento?
Justifique sua resposta
Texto II - VOCÊ PREFERE SER BALEIA OU SEREIA?
Texto enviado para uma academia. Autor (a) desconhecido (a)
Ontem vi um outdoor da Runner*, com a foto de uma moça
'escultural' de biquíni e a frase:
"Neste verão, qual você quer ser? Sereia ou Baleia?"
Respondo: Baleias sempre estão cercadas de amigos. Baleias engravidam e têm
filhotinhos fofos. Baleias amamentam.
Baleias nadam por aí, cortando os mares e conhecendo lugares
legais como as banquisas de gelo da Antártida e os recifes de coral
da Polinésia.
Baleias têm amigos golfinhos. Baleias comem camarão à beça. Baleias
esguicham água e brincam muito. Baleias cantam muito bem e têm até
CDs gravados.
Baleias são enormes e quase não têm predadores naturais.
Baleias são bem resolvidas, lindas e amadas.
Sereias não existem. Se existissem viveriam em crise existencial:
Sou um peixe ou um ser humano? Não tem filhos pois matam os
homem que se encantam com sua beleza. São
lindas mas tristes e sempre solitárias...
Runner, querida, prefiro ser baleia!"
*Academia de ginástica
5) A ideia principal do texto é?
A) Mostrar a importância das baleias e sereias
B) Mostrar a dualidade em que o ser humano vive
C) Mostrar uma crítica à academia em relação à questão do belo, da
imposição de uma beleza que não existe.
D) Mostrar uma crítica à academia ao chamar as pessoas de baleia
6) O que o texto acima mostraria para as pessoas obcecadas em
adquirir o corpo perfeito?
A) que o corpo perfeito é uma dádiva do ser humano e todos têm,
necessariamente, de lutar por isso.
B) que conseguindo o corpo perfeito automaticamente se consegue
percepção crítica e raciocínio lógico.
C) que o corpo perfeito é uma ilusão e o ideal é sabermos
aproveitar nossos defeitos.
D) que quando não se tem o corpo perfeito, o ideal é irmos a uma
academia, pois assim ele se tornará perfeito.
Perfeito!
ResponderExcluirMuito obrigada Nina, por favor me mande seu email que lhe mando o gabarito da outra página.
ResponderExcluirolá pode me mandar o gabarito do texto "Se os Tubarões fossem Homens " joanacastilho.jf@gmail.com
Excluirolá o texto é perfeito "Se os Tubarões fossem Homens", há possibilidade de mandar o gabarito?
ResponderExcluirObrigada.
elisete_sil@yahoo.com.br
Gostei do texto se for possível mande mais no meu email. Textos de Filosofia.
ResponderExcluirsantanauilma1@gmail.com