Página de Textos das Atividades 1ºs Anos


Filosofia da ciência

Resumo da aula.
Indutivismo: Ciência como conhecimento dos dados da experiência. ( EMPIRISMO)
1)  Concepção de ciência do senso comum: Para o senso comum uma concepção muito aceita é a de que “conhecimento científico é conhecimento provado”. Pelo fio condutor da história à partir do século XVII ( Galileu, Newton, e o filósofo Francis Bacon). A experiência tornou a fonte do conhecimento.
2) Indutivismo ingênuo: A ciência começa com a observação; a observação faz algumas afirmações a respeito do estado do mundo, ou de alguma parte dele, podem ser justificadas ou estabelecidas como verdadeiras de maneira direta pelo uso dos sentidos do observador não preconceituoso.
Afirmações singulares referem-se a uma ocorrência específica ou a um estado de coisas num lugar e num tempo específico. É claro que todas as proposições de observação serão afirmações singulares. O raciocínio indutivo faz o movimento das afirmações singulares para que alcancem as proposições universais.
3) Princípio da indução: “Se um grande número de “As” foi observado sob ampla variedade de condições, e se todos esses “As” observados possuíam sem exceção a propriedade “B”, então todos os “As” têm a propriedade “B”.
4) Qual o processo para a elaboração de previsões e explicações: levar a indução à dedução.
* Atos particulares
* Proposição de observação
* Conclusão universal
* Processo dedutivo

Falsificasionismo de Karl Popper.
A falsidade de afirmações universais pode ser deduzida de afirmações singulares.
Karl Popper nasce em Viena em 1902 – discorda totalmente e se coloca contra o ponto de verificabilidade.
Uma hipótese é falsificável se existe uma proposição de observação ou um conjunto delas logicamente possíveis que são inconsistentes com ela, isto é, que se estabelecidas como verdadeiras, falsificariam a hipótese. Ela tem que ser precisa e objetiva.
Quanto mais falsificável melhor a teoria: quanto mais uma teoria afirma, mais oportunidade potencial haverá para mostrar que o mundo de fato não  se comporta da maneira como mostrado pela teoria.
Diferenças entre o indutivismo e o falsificacionismo:
O indutivismo – tem como característica uma visão cumulativa
O falsificacionismo – quanto mais audaciosa a teoria – mais testada e criticada ele será, o progresso e o prestígio da teoria aumentam. Uma teoria será melhor que  outra quanto mais falsificável for. Se a teoria é reprovada, deverá ser abandonada, segundo Popper.
Por que o falsificacionismo se torna inadequado em bases históricas?
Nem sempre as teorias foram abandonadas – porque nem os indutivistas, nem os falsificacionistas dão um relato da ciência compatível com a história.

Thomas Khun “ A estrutura das revoluções científicas” - 1962
Considera a história como um laboratório.
Principais características:
1) Caráter revolucionário do progresso científico
2) Analisa o caráter sociológico das comunidades científicas ( traz para a ciência o aspecto da comunidade). Tem visão tradicional de continuísmo.
Como ocorre o progresso na ciência:
Pré- ciência
Ciência Normal
Crise – revolução ( anomalias)
Nova Ciência Normal
Nova Crise
Pré-ciência é aquela que não precisa de paradigma, ou seja, que não usa modelo.
Ciência Normal é a ciência executada a luz de um determinado paradigma. Thomas Khun nos diz que a ciência começou a partir de Copérnico (século XV/XVI).
O Paradigma é um modelo, um padrão a ser seguido. ( a comunidade cientifica acredita no mesmo paradigma).
As anomalias são fracassos que impedem que a teoria se mantenha.
Os paradigmas podem ser derrubados, existe uma impossibilidade de se mensurar os paradigmas, eles muitas vezes continuam sendo utilizados por alguns cientistas, que formam comunidades.

Paradigma científico de Newton e  Einstein , convivem num mesmo período histórico.


Texto para atividade de Filosofia em sala de aula para os 1ºs anos.
BRECHET, Berlolt. História do Sr. Keuner. São Paulo: Brasilense, 1982.

Se os tubarões fossem homens

            'Se os tubarões fossem homens', perguntou ao senhor K. a filha da sua senhoria, 'eles seriam mais amáveis com os peixinhos?' 'Certamente', disse ele. Se os tubarões fossem homens, construiriam no mar, grandes gaiolas para os peixes pequenos, com todo tipo de alimento. Cuidariam para que as gaiolas tivessem sempre água fresca. Se, por exemplo, um peixinho ferisse a barbatana, então lhe fariam imediatamente um curativo, para que ele não lhes morresse antes do tempo. Para que os peixinhos não ficassem melancólicos, haveria grandes festas aquáticas de vez em quando, pois os peixinhos alegres têm melhor sabor do que os tristes. Haveria escolas nas gaiolas. Nessas escolas os peixinhos aprenderiam como nadar para as goelas dos tubarões. Precisariam saber geografia, por exemplo, para localizar os grandes tubarões que vagueiam descansadamente pelo mar. O mais importante seria a formação moral dos peixinhos, eles seriam informados de que nada existe de mais belo e mais sublime do que um peixinho que acreditasse nos tubarões, sobretudo quando dissessem que cuidam de sua felicidade futura. Os peixinhos sabem que esse futuro só estaria assegurado se estudassem docilmente. Acima de tudo, os peixinhos deveriam evitar inclinações diferentes que o normal e avisar imediatamente os tubarões, se um dentre eles mostrassem tais tendências. Se os tubarões fossem homens, naturalmente fariam guerras entre si, para conquistar gaiolas e peixinhos estrangeiros. Nessas guerras eles fariam lutar os peixinhos, e lhes ensinariam que há uma enorme diferença entre eles e os peixinhos dos outros tubarões. Os peixinhos, eles iriam proclamar, são notoriamente mudos, mas silenciam em outra língua, e por isso não podem se entender. Cada peixinho que na guerra matassem alguns outros inimigos, ele seria condecorado com uma pequena medalha e receberia o título de herói. Se os tubarões fossem homens, haveria também artes entre eles, haveria quadros belos representando os dentes dos tubarões em cores soberbas, e suas goelas como jardins onde se brinca deliciosamente. Os teatros do fundo do mar mostrariam valorosos peixinhos nadando com entusiasmo para as gargantas dos tubarões, e a música seria tão bela que todos os peixinhos, com a orquestra na frente, sonhando, embalados nos pensamentos mais doces, se precipitariam nas gargantas dos tubarões. Também não faltaria uma religião se os tubarões fossem homens, ela ensinaria que a verdadeira vida dos peixinhos começa apenas na barriga dos tubarões. Além disso, acabaria a ideia de que os peixinhos são iguais entre si. Alguns deles se tornariam funcionários e seriam colocados acima dos outros. Aqueles ligeiramente maiores poderiam inclusive comer os menores. Isto seria agradável para os tubarões, pois eles teriam, com maior frequência bocados maiores para comer. E os peixinhos maiores, detentores de cargos, cuidariam da ordem entre peixinhos, tornando-se construtores de gaiolas. Em suma, haveria uma civilização no mar, se os tubarões fossem homens.

Questionário Avaliativo

 1-Quem são os peixinhos e os tubarões nesta alegoria(1)?

2-Por que os tubarões promovem festas?

3-Qual o significado de os peixinhos serem mudos?

4-Que tipo de religião o autor indica no texto?

5- Existe alguma semelhança entre as escolas dos peixinhos e as nossas? Justifique sua resposta


Nota:-  
Alegoria = 1. Exposição de um pensamento sob forma figurada.
2. Ficção que representa uma coisa para dar ideia de outra;
3. Obra artística que representa uma ideia abstrata mediante formas que a tornam compreensível.

A Filosofia e o Mito.


Texto I - Eco e Narciso1
      Conta o mito que uma ninfa chamada Liríope certo dia foi banhar-se em um rio. Este rio sentiu-se atraído por ela. Da relação dos dois nasceu uma criança muito bela chamada Narciso, cuja mãe, ao constatar a beleza do filho, ficou muito preocupada, pois para os gregos quem ultrapassava a medida corria perigo. Para se tranqüilizar quanto ao futuro do filho, procurou o oráculo Tirésias, que perdera a visão e, por isso, era capaz de ver o que a maioria não via. Tirésias falou-lhe que nada aconteceria com Narciso se ele não visse a própria imagem. Narciso cresceu e, por conta de sua beleza, despertava a atenção dos humanos e das ninfas que conviviam com ele.
      Um dia, uma ninfa chamada Eco – que também tinha uma história: era falante e capaz de entreter quem conversasse com ela pela sua capacidade de se expressar – apaixonou-se por Narciso. Zeus, percebendo a habilidade da ninfa, levou-a para Olimpo para entreter Hera, enquanto ele saía para as suas conquistas. Essa situação repetiu-se muitas vezes até que um dia Hera descobriu que estava sendo enganada e voltou sua ira contra Eco, impedindo-a de pronunciar suas próprias palavras. Desse dia em diante, ela só seria capaz de repetir as últimas palavras pronunciadas pelos outros. Narciso, voltado para si mesmo, não foi capaz de perceber o amor que ela lhe dedicava. A desatenção dele fez com que Eco fosse definhando até se transformar em um rochedo capaz somente de repetir as últimas palavras ditas pelos outros.
       A incapacidade de Narciso de ver Eco provocou a ira de outras ninfas, companheiras de Eco, que clamaram vingança. Pediram a uma deusa que castigasse Narciso. Ela, então, permitiu que ele contemplasse a própria imagem. Um dia foi a um lago beber água e se viu refletido na água, ficou fascinado pela sua própria imagem e não mais conseguiu abandonar aquele lugar, buscando, sem conseguir, entrar em contato com quem via. Como Eco, ele também foi definhando, até sumir. Conta o mito que nesse lugar brotou uma flor, muito bela, que recebeu o nome de Narciso.


1 Na Mitologia Grega, Narciso ou O Auto-Admirador, era um herói do território de Téspias, Beócia, famoso pela sua beleza e orgulho. Várias versões do seu mito sobreviveram: a de Ovídio, das suas Metamorfoses; a de Pausânias, do seu Guia para a Grécia (9.31.7); e uma encontrada entre os papiros encontrados em Nag Hammadi. Era filho do deus-rio Cefiso e da ninfa Liríope. No dia do seu nascimento, o adivinho Tirésias vaticinou que Narciso teria vida longa desde que jamais contemplasse a própria figura.

1) Justifique porque Narciso, que aparentemente ama, na verdade é incapaz de amar.

2) Identifique possíveis “lagos de Narciso” na sociedade contemporânea.

3) Escreva soluções criativas para resolver o problema do individualismo e do narcisismo na sociedade atual.

4) Vimos definição de auto-investimento. Assim sendo, em relação ao mito acima, podemos dizer que Eco e Narciso tiveram auto-investimento? Justifique sua resposta

Texto II - VOCÊ PREFERE SER BALEIA OU SEREIA?
Texto enviado para uma academia. Autor (a) desconhecido (a)

Ontem vi um outdoor da Runner*, com a foto de uma moça 'escultural'  de biquíni e a frase:

"Neste verão, qual você quer ser? Sereia ou Baleia?"

Respondo: Baleias sempre estão cercadas de amigos. Baleias engravidam e têm filhotinhos fofos. Baleias  amamentam.

Baleias nadam por aí, cortando os mares e  conhecendo lugares legais como  as banquisas de gelo da Antártida e os recifes de coral da Polinésia.

Baleias têm amigos golfinhos. Baleias comem camarão à beça. Baleias esguicham  água e brincam muito. Baleias cantam muito bem e  têm até CDs gravados.
Baleias são enormes e quase não têm predadores naturais.
Baleias são bem resolvidas, lindas e amadas.
Sereias não existem. Se existissem viveriam em crise existencial:
Sou  um peixe  ou um ser humano? Não tem filhos pois matam os homem que se encantam  com sua beleza.  São  lindas mas tristes e sempre solitárias...
Runner, querida, prefiro ser baleia!"

*Academia de ginástica

5) A ideia principal do texto é?
A) Mostrar a importância das baleias e sereias
B) Mostrar a dualidade em que o ser humano vive
C) Mostrar uma crítica à academia em relação à questão do belo, da imposição de uma beleza que não existe.
D) Mostrar uma crítica à academia ao chamar as pessoas de baleia

6) O que o texto acima mostraria para as pessoas obcecadas em adquirir o corpo perfeito?

A) que o corpo perfeito é uma dádiva do ser humano e todos têm, necessariamente, de lutar por isso.
B) que conseguindo o corpo perfeito automaticamente se consegue percepção crítica e raciocínio lógico.
C) que o corpo perfeito é uma ilusão e o ideal é sabermos aproveitar nossos defeitos.
D) que quando não se tem o corpo perfeito, o ideal é irmos a uma academia, pois assim ele se tornará perfeito.

5 comentários:

  1. Muito obrigada Nina, por favor me mande seu email que lhe mando o gabarito da outra página.

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    1. olá pode me mandar o gabarito do texto "Se os Tubarões fossem Homens " joanacastilho.jf@gmail.com

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  2. olá o texto é perfeito "Se os Tubarões fossem Homens", há possibilidade de mandar o gabarito?
    Obrigada.
    elisete_sil@yahoo.com.br

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  3. Gostei do texto se for possível mande mais no meu email. Textos de Filosofia.
    santanauilma1@gmail.com

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