Página de Textos das Atividades 2ºs Anos.

Escola Estadual Cidade de Hiroshima
Avaliação de Filosofia – Professora Cida -  2ª série do ensino médio - 4° bimestre – 2017
Aluno_________________________________________________________Nº___2ªsérie__

Leia o texto e responda as questões abaixo:

1 - Algumas pessoas pensam que a ética é inaplicável ao mundo real por a encararem como um sistema de regras curtas e simples do tipo "Não mintas", "Não roubes" ou "Não mates". Não admira que quem adota esta visão da ética pense que esta não se adapta às complexidades da vida. Em situações invulgares, as regras simples entram em conflito; e, mesmo quando isso não: acontece, seguir uma regra pode levar ao desastre. Em circunstâncias normais pode ser um mal mentir, mas no caso de uma pessoa que vivesse na Alemanha nazista e a quem a Gestapo ( policia alemã)  batesse à porta à procura de judeus, por certo seria correto negar a existência de uma família judia escondida no sótão. ( Singer, pag.11,1998).
Qual a relação que existe entre este texto de Peter Singer e A Banalidade do Mal de Hannah Arendt.

A.    Singer e Arendt foram ao julgamento dos presos judeus.
B.     Singer e Arendt foram presos pelos alemães na Segunda Guerra.
C.     Singer e Arendt são alemães.
D.    Singer e Arendt estão falando das atrocidades cometidas na Segunda Guerra.
E.     Singer é judeu e Arendt foi presa.

2 - (Unesp 2011) Analise o trecho da entrevista dada pelo chefe de imprensa do governo do Irã a um jornal brasileiro.
Folha – Há preocupação quanto a uma mudança de posição do governo brasileiro, sobretudo na área de direitos humanos, depois que a presidente Dilma se manifestou contrariamente ao apedrejamento de Sakineh?
Ali Akbar Javanfekr – Encontrei poucas informações sobre a realidade iraniana aqui no Brasil. Há notícias distorcidas e falsas. Isso é preocupante. Minha presença aqui é para tentar divulgar as informações corretas. No caso de Sakineh, informações que chegaram à presidente Dilma Rousseff não foram corretas.
Folha – A presidente Dilma está mal informada?
Ali Akbar Javanfekr – Sim. Foi mal informada sobre esse caso.
Folha – É verdade, como diz o presidente Ahmadinejad, que não há gays no Irã?
Ali Akbar Javanfekr – Não temos.
Folha – É o único país do mundo que não tem gay?
Ali Akbar Javanfekr – Na República Islâmica do Irã, não há.
Folha – Se houver, há punições?
Ali Akbar Javanfekr – Nossa visão sobre esse tema é diferente da de vocês. É um ato feio, que nenhuma das religiões divinas aceita. Temos a responsabilidade humana, até divina, de não aceitar esse tipo de comportamento. Existe uma ameaça sobre a saúde da humanidade. A Aids, por exemplo. Uma das raízes é esse tipo de relacionamento.
(Folha de S.Paulo, 14.03.2011. Adaptado.)

Sob o ponto de vista ético, as opiniões expressas no trecho da entrevista podem ser caracterizadas como:
A. ( ) uma visão de mundo fortemente influenciada pelas matrizes liberais do pensamento filosófico.
B. ( ) uma posição convencionalmente associada ao pensamento politicamente correto.
C. ( ) uma visão de mundo fortemente influenciada pelo fundamentalismo religioso.
D. ( ) opiniões que expressam afinidade com o imperativo categórico kantiano.
E. ( ) posições condizentes com a valorização da consciência individual autônoma.

3 - Peter Singer, filósofo contemporâneo e herdeiro da escola utilitarista, afirma que uma noção de igualdade, que em nossos dias abarque todos os seres humanos, deve ser expressa nos seguintes termos:
A. ( ) Igual distribuição de renda.
B. ( ) Igual acesso às informações.
C. ( ) Igual consideração de interesses.
D. ( ) Igual chance de disputa no mercado de trabalho.
E. ( ) Sob o ponto de vista filosófico, podemos afirmar que, para o autor,

Questão 3
4 - (Unesp 2011) Num mundo onde cresce sem parar a compulsão para obrigar as pessoas a levar uma vida “correta” no maior número possível das atividades que formam o seu dia a dia, a mesa tornou-se uma das áreas que mais atraem a atenção dos gerdarmes[1] empenhados em arbitrar o que é realmente bom para você. É uma provação permanente. Médicos, nutricionistas, personal trainers, editores e editoras de revistas dedicadas à forma física, ambientalistas, militantes da produção orgânica, burocratas, chefs de cozinha, críticos de restaurantes e mais uma multidão de diletantes prontos a dar testemunho expedem decretos cada vez mais frequentes, e cada vez mais severos, sobre os deveres do cidadão na hora de comer. O fato é que toda essa gente, quase sempre com as melhores intenções, acabou construindo um crescente sistema de ansiedade em torno do pão nosso de cada dia – e o resultado é que o prazer de comer bem vai sendo substituído pela obrigação de comer certo. Modelos, atrizes e outras pessoas que precisam pesar pouco para fazer sucesso chegam aos 30 anos de idade, ou mais, praticamente sem ter feito uma única refeição decente na vida. Propõe-se, como virtude alimentar, um mundo sombrio de pastas, mingaus, poções, soros de proteína e sabe-se lá o que ainda vem pela frente. Não está claro o que se ganha em toda essa história. A perspectiva de morrer, um dia, no peso ideal?
(J. R. Guzzo.Veja, 09.06.2010. Adaptado.)

A. ( ) é positiva a adoção de procedimentos científicos no campo nutricional.
B. ( ) o tema da qualidade de vida deve ser enfocado sob critérios morais.
C. ( ) os padrões hegemônicos vigentes na sociedade atual no campo da nutrição são elogiáveis.
D. ( ) a felicidade depende do número de calorias ingeridas pelo ser humano.
E. ( ) a autonomia individual deveria ser o critério para definir os parâmetros de uma vida adequada.

Questão 4
5- (Unesp 2011) A felicidade, para você, pode ser uma vida casta; para outro, pode ser um casamento monogâmico; para outro ainda, pode ser uma orgia promíscua. Há os que querem simplicidade e os que preferem o luxo. Em matéria de felicidade, os governos podem oferecer as melhores condições possíveis para que cada indivíduo persiga seu projeto. Mas o melhor governo é o que não prefere nenhuma das diferentes felicidades que seus sujeitos procuram. Não é coisa simples. Nosso governo oferece uma isenção fiscal às igrejas, as quais, certamente, são cruciais na procura da felicidade de muitos. Mas as escolas de dança de salão ou os clubes sadomasoquistas também são significativos na busca da felicidade de vários cidadãos. Será que um governo deve favorecer a ideia de felicidade compartilhada pela maioria?
Considere: os governos totalitários (laicos ou religiosos) sempre “sabem” qual é a felicidade “certa” para seus sujeitos. Juram que querem o bem dos cidadãos e garantem a felicidade como um direito social – claro, é a mesma felicidade para todos. É isso que você quer?
(Contardo Calligaris.Folha de S.Paulo, 10/06/2010. Adaptado.)
Sobre esse texto, é correto afirmar que:

A. ( ) Ao discorrer sobre a felicidade, o autor elege como foco a autonomia do indivíduo.
B. ( ) A felicidade é assunto público e por isso pode e deve ser orientada por critérios objetivos definidos pelo Estado.
C. ( ) O critério moral e religioso é o mais adequado para reger o comportamento dos indivíduos.
D. ( ) O bem-estar e a felicidade pessoal não devem ser assuntos restritos ao livre arbítrio individual.
E. ( ) Para o autor, a busca da felicidade não deve se subordinar ao relativismo das escolhas.



[1] Gendarme: s.m. Soldado de uma corporação especial encarregado de manter a ordem pública, em particular nas províncias, na França e em outros países.


Recuperação  4º Bimestre


1. (1,0) - Descartes é importante para a Filosofia Moderna porque foi quem superou o ceticismo da filosofia do século XVI. Embora tenha se servido do recurso dos céticos - a dúvida -, Descartes utilizou este recurso para atingir a ideia clara e distinta, algo evidente e, portanto, irrefutável. Com base neste argumento,
a)A Filosofia cartesiana deu continuidade ao pensamento medieval;
b)Descartes acreditava que o verdadeiro conhecimento era obtido por meio da experiência sensorial;
c)Descartes por meio do seu pensamento negava a existência de Deus;
d)Descartes fundou o racionalismo moderno, pois para ele a Razão era a fonte do verdadeiro conhecimento.
e)Para Descartes o verdadeiro conhecimento era impossível.

2. (1,0) - Assinale a afirmação correta quanto ao conhecimento em Descartes.
 
a) As percepções sensíveis são fundamento do conhecimento.
b) O instrumento privilegiado do conhecimento é o olhar.
c) Não afirmou nenhuma verdade.
d) A verdade vem dos nossos sentidos..
e) Nenhuma das anteriores

3. “A virtude é pois uma disposição de caráter relacionada com a escolha e consiste numa mediania...” (ARISTÓTELES, Ética a Nicômaco).  Com base no que vimos sobre Ética, a citação acima quer nos dizer: 
a) A virtude e ética são os governos das paixões para cumprir uma tarefa ou uma função
b) A virtude e a ética realizam-se no mundo das ideias apenas
c) A virtude é a obediência aos preceitos divinos
d) A virtude é a justa medida de equilíbrio entre o excesso e a falta.
e) nda

4.(1,0) –  Leia o texto abaixo:
“Descartes concluiu ser um ente pensante, que Deus existiria e que haveria uma realidade exterior. Mas para ele essa realidade exterior seria muito diferente da realidade do pensamento. Ele afirmava que haveria formas diferentes de realidade – ou “substâncias”. Uma substância seria o pensamento, ou a “mente” ou res cogitans (coisa pensante), e a outra a extensão, ou corpo ou res extensa (coisa extensa).” (texto base apresentado em sala da aula).
Com base no texto acima, é possível afirmar que Descartes foi um filósofo:
a) politeísta
b) dualista
c) espiritualista
d) monoteísta
e) nenhuma das anteriores.

5. Em relação ao tema “Valores” que vimos em sala de aula, podemos dizer que o “Universalismo moral” nos transmite a ideia de que: 
a) Todos os sistemas morais se equivalem, assim nenhum princípio ou código moral tem validade universal.
b) Todos os sistemas morais não se equivalem, assim nenhum princípio ou código moral tem validade universal.
c) Há pelo menos alguns valores fundamentais que são universalmente válidos, portanto, deveriam ser adotados por todas as culturas.
d) Há pelo menos alguns valores fundamentais que são universalmente válidos, mas nem todos deveriam ser adotados por todas as culturas.
e) nda

6. Algumas pessoas pensam que a ética é inaplicável ao mundo real por a encararem como um sistema de regras curtas e simples do tipo "Não mintas", "Não roubes" ou "Não mates". Não admira que quem adota esta visão da ética pense que esta não se adapta às complexidades da vida. Em situações invulgares, as regras simples entram em conflito; e, mesmo quando isso não  acontece, seguir uma regra pode levar ao desastre. Em circunstâncias normais pode ser um mal mentir, mas no caso de uma pessoa que vivesse na Alemanha nazista e a quem a Gestapo ( policia alemã)  batesse à porta à procura de judeus, por certo seria correto negar a existência de uma família judia escondida no sótão. ( Singer, pag.11,1998).
Qual a relação que existe entre este texto de Peter Singer e A Banalidade do Mal de Hannah Arendt.
a)      Singer e Arendt foram ao julgamento dos presos judeus.
b)      Singer e Arendt foram presos pelos alemães na Segunda Guerra.
c)      Singer e Arendt são alemães.
d)     Singer é judeu e Arendt foi presa.
e)      Singer e Arendt estão falando das atrocidades cometidas na Segunda Guerra.


7 - Num mundo onde cresce sem parar a compulsão para obrigar as pessoas a levar uma vida “correta” no maior número possível das atividades que formam o seu dia a dia, a mesa tornou-se uma das áreas que mais atraem a atenção dos gerdarmes[1] empenhados em arbitrar o que é realmente bom para você. É uma provação permanente. Médicos, nutricionistas, personal trainers, editores e editoras de revistas dedicadas à forma física, ambientalistas, militantes da produção orgânica, burocratas, chefs de cozinha, críticos de restaurantes e mais uma multidão de diletantes prontos a dar testemunho expedem decretos cada vez mais frequentes, e cada vez mais severos, sobre os deveres do cidadão na hora de comer. O fato é que toda essa gente, quase sempre com as melhores intenções, acabou construindo um crescente sistema de ansiedade em torno do pão nosso de cada dia – e o resultado é que o prazer de comer bem vai sendo substituído pela obrigação de comer certo. Modelos, atrizes e outras pessoas que precisam pesar pouco para fazer sucesso chegam aos 30 anos de idade, ou mais, praticamente sem ter feito uma única refeição decente na vida. Propõe-se, como virtude alimentar, um mundo sombrio de pastas, mingaus, poções, soros de proteína e sabe-se lá o que ainda vem pela frente. Não está claro o que se ganha em toda essa história. A perspectiva de morrer, um dia, no peso ideal?
(J. R. Guzzo.Veja, 09.06.2010. Adaptado.)
   
                a) é positiva a adoção de procedimentos científicos no campo nutricional.
)              b) o tema da qualidade de vida deve ser enfocado sob critérios morais.
c             c)  a autonomia individual deveria ser o critério para definir os parâmetros de uma vida adequada.
d             d)os padrões hegemônicos vigentes na sociedade atual no campo da nutrição são elogiáveis.      
         e)a felicidade depende do número de calorias ingeridas pelo ser humano.

8)     - Peter Singer, filósofo contemporâneo e herdeiro da escola utilitarista, afirma que uma noção de igualdade, que em nossos dias abarque todos os seres humanos, deve ser expressa nos seguintes termos:

a                    a)Igual distribuição de renda.  
b           b)Igual acesso às informações.
c          c) Igual chance de disputa no mercado de trabalho.
            d)Igual consideração de interesses.
e          e) Sob o ponto de vista filosófico, podemos afirmar que, para o autor,

[1] Gendarme: s.m. Soldado de uma corporação especial encarregado de manter a ordem pública, em particular nas províncias, na França e em outros países.

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