Escola Estadual Cidade de Hiroshima
Avaliação de Filosofia – Professora
Cida - 2ª série do ensino médio - 4°
bimestre – 2017
Aluno_________________________________________________________Nº___2ªsérie__
Leia
o texto e responda as questões abaixo:
1
-
Algumas pessoas pensam que a ética é inaplicável ao mundo real por a encararem
como um sistema de regras curtas e simples do tipo "Não mintas",
"Não roubes" ou "Não mates". Não admira que quem adota esta
visão da ética pense que esta não se adapta às complexidades da vida. Em
situações invulgares, as regras simples entram em conflito; e, mesmo quando
isso não: acontece, seguir uma regra pode levar ao desastre. Em circunstâncias
normais pode ser um mal mentir, mas no caso de uma pessoa que vivesse na Alemanha
nazista e a quem a Gestapo ( policia alemã) batesse à porta à procura de judeus, por certo
seria correto negar a existência de uma família judia escondida no sótão. (
Singer, pag.11,1998).
Qual a relação
que existe entre este texto de Peter Singer e A Banalidade do Mal de Hannah Arendt.
A. Singer e Arendt foram ao
julgamento dos presos judeus.
B. Singer e Arendt foram presos
pelos alemães na Segunda Guerra.
C. Singer e Arendt são alemães.
D. Singer e Arendt estão falando das
atrocidades cometidas na Segunda Guerra.
E. Singer é judeu e Arendt foi
presa.
2 - (Unesp 2011) Analise o trecho da entrevista dada pelo chefe de
imprensa do governo do Irã a um jornal brasileiro.
Folha – Há preocupação quanto a uma mudança de posição do governo
brasileiro, sobretudo na área de direitos humanos, depois que a presidente
Dilma se manifestou contrariamente ao apedrejamento de Sakineh?
Ali Akbar Javanfekr – Encontrei poucas
informações sobre a realidade iraniana aqui no Brasil. Há notícias distorcidas
e falsas. Isso é preocupante. Minha presença aqui é para tentar divulgar as
informações corretas. No caso de Sakineh, informações que chegaram à presidente
Dilma Rousseff não foram corretas.
Folha – A presidente Dilma está mal informada?
Ali Akbar Javanfekr – Sim. Foi mal informada
sobre esse caso.
Folha – É verdade, como diz o presidente Ahmadinejad, que não há gays
no Irã?
Ali Akbar Javanfekr – Não temos.
Folha – É o único país do mundo que não tem gay?
Ali Akbar Javanfekr – Na República Islâmica do
Irã, não há.
Folha – Se houver, há punições?
Ali Akbar Javanfekr – Nossa visão sobre esse
tema é diferente da de vocês. É um ato feio, que nenhuma das religiões divinas
aceita. Temos a responsabilidade humana, até divina, de não aceitar esse tipo
de comportamento. Existe uma ameaça sobre a saúde da humanidade. A Aids, por
exemplo. Uma das raízes é esse tipo de relacionamento.
(Folha de S.Paulo, 14.03.2011. Adaptado.)
Sob o ponto de vista ético, as opiniões expressas no trecho da
entrevista podem ser caracterizadas como:
A. ( ) uma visão de mundo fortemente influenciada pelas matrizes
liberais do pensamento filosófico.
B. ( ) uma posição convencionalmente associada ao pensamento
politicamente correto.
C. ( ) uma visão de mundo fortemente influenciada pelo
fundamentalismo religioso.
D. ( ) opiniões que expressam afinidade com o imperativo
categórico kantiano.
E. ( ) posições condizentes com a valorização da consciência
individual autônoma.
3 - Peter Singer, filósofo contemporâneo e herdeiro da escola
utilitarista, afirma que uma noção de igualdade, que em nossos dias abarque
todos os seres humanos, deve ser expressa nos seguintes termos:
A. ( ) Igual distribuição de renda.
B. ( ) Igual acesso às informações.
C. ( ) Igual consideração de interesses.
D. ( ) Igual chance de disputa no mercado de trabalho.
E.
( ) Sob o ponto de vista filosófico, podemos afirmar
que, para o autor,
Questão 3
4 - (Unesp 2011) Num mundo onde cresce sem
parar a compulsão para obrigar as pessoas a levar uma vida “correta” no maior
número possível das atividades que formam o seu dia a dia, a mesa tornou-se uma
das áreas que mais atraem a atenção dos gerdarmes[1]
empenhados em arbitrar o que é realmente bom para você. É uma provação
permanente. Médicos, nutricionistas, personal
trainers, editores e editoras de revistas dedicadas à forma física,
ambientalistas, militantes da produção orgânica, burocratas, chefs de cozinha, críticos de
restaurantes e mais uma multidão de diletantes prontos a dar testemunho expedem
decretos cada vez mais frequentes, e cada vez mais severos, sobre os deveres do
cidadão na hora de comer. O fato é que toda essa gente, quase sempre com as
melhores intenções, acabou construindo um crescente sistema de ansiedade em
torno do pão nosso de cada dia – e o resultado é que o prazer de comer bem vai
sendo substituído pela obrigação de comer certo. Modelos, atrizes e outras
pessoas que precisam pesar pouco para fazer sucesso chegam aos 30 anos de
idade, ou mais, praticamente sem ter feito uma única refeição decente na vida.
Propõe-se, como virtude alimentar, um mundo sombrio de pastas, mingaus, poções,
soros de proteína e sabe-se lá o que ainda vem pela frente. Não está claro o
que se ganha em toda essa história. A perspectiva de morrer, um dia, no peso
ideal?
(J. R. Guzzo.Veja, 09.06.2010. Adaptado.)
A. ( ) é positiva a adoção de procedimentos científicos no campo
nutricional.
B. ( ) o tema da qualidade de vida deve ser enfocado sob critérios
morais.
C. ( ) os padrões hegemônicos vigentes na sociedade atual no campo
da nutrição são elogiáveis.
D. ( ) a felicidade depende do número de calorias ingeridas pelo
ser humano.
E. ( ) a autonomia individual deveria ser o critério para definir
os parâmetros de uma vida adequada.
Questão 4
5- (Unesp 2011) A felicidade, para você,
pode ser uma vida casta; para outro, pode ser um casamento monogâmico; para
outro ainda, pode ser uma orgia promíscua. Há os que querem simplicidade e os
que preferem o luxo. Em matéria de felicidade, os governos podem oferecer as
melhores condições possíveis para que cada indivíduo persiga seu projeto. Mas o
melhor governo é o que não prefere nenhuma das diferentes felicidades que seus sujeitos
procuram. Não é coisa simples. Nosso governo oferece uma isenção fiscal às
igrejas, as quais, certamente, são cruciais na procura da felicidade de muitos.
Mas as escolas de dança de salão ou os clubes sadomasoquistas também são significativos
na busca da felicidade de vários cidadãos. Será que um governo deve favorecer a
ideia de felicidade compartilhada pela maioria?
Considere: os
governos totalitários (laicos ou religiosos) sempre “sabem” qual é a felicidade
“certa” para seus sujeitos. Juram que querem o bem dos cidadãos e garantem a
felicidade como um direito social – claro, é a mesma felicidade para todos. É
isso que você quer?
(Contardo Calligaris.Folha de S.Paulo, 10/06/2010.
Adaptado.)
Sobre esse texto, é correto
afirmar que:
A. ( ) Ao discorrer sobre a felicidade, o autor elege como foco a
autonomia do indivíduo.
B. ( ) A felicidade é assunto público e por isso pode e deve ser
orientada por critérios objetivos definidos pelo Estado.
C. ( ) O critério moral e religioso é o mais adequado para reger o
comportamento dos indivíduos.
D. ( ) O bem-estar e a felicidade pessoal não devem ser assuntos
restritos ao livre arbítrio individual.
E. ( ) Para o autor, a busca da
felicidade não deve se subordinar ao relativismo das escolhas.
[1] Gendarme: s.m. Soldado de uma corporação especial
encarregado de manter a ordem pública, em particular nas províncias, na França
e em outros países.
Recuperação 4º Bimestre
1. (1,0) - Descartes
é importante para a Filosofia Moderna porque foi quem superou o ceticismo da
filosofia do século XVI. Embora tenha se servido do recurso dos céticos - a
dúvida -, Descartes utilizou este recurso para atingir a ideia clara e
distinta, algo evidente e, portanto, irrefutável. Com base neste argumento,
a)A Filosofia
cartesiana deu continuidade ao pensamento medieval;
b)Descartes
acreditava que o verdadeiro conhecimento era obtido por meio da experiência
sensorial;
c)Descartes por meio
do seu pensamento negava a existência de Deus;
d)Descartes fundou o
racionalismo moderno, pois para ele a Razão era a fonte do verdadeiro
conhecimento.
e)Para Descartes o
verdadeiro conhecimento era impossível.
2. (1,0) - Assinale a
afirmação correta quanto ao conhecimento em Descartes.
a) As percepções
sensíveis são fundamento do conhecimento.
b) O instrumento
privilegiado do conhecimento é o olhar.
c) Não afirmou
nenhuma verdade.
d) A verdade vem dos
nossos sentidos..
e) Nenhuma das
anteriores
3. “A virtude é pois
uma disposição de caráter relacionada com a escolha e consiste numa
mediania...” (ARISTÓTELES, Ética a Nicômaco). Com base no que vimos sobre
Ética, a citação acima quer nos dizer:
a) A virtude e ética
são os governos das paixões para cumprir uma tarefa ou uma função
b) A virtude e a
ética realizam-se no mundo das ideias apenas
c) A virtude é a
obediência aos preceitos divinos
d) A virtude é a
justa medida de equilíbrio entre o excesso e a falta.
e) nda
4.(1,0) – Leia o texto abaixo:
“Descartes concluiu
ser um ente pensante, que Deus existiria e que haveria uma realidade exterior.
Mas para ele essa realidade exterior seria muito diferente da realidade do
pensamento. Ele afirmava que haveria formas diferentes de realidade – ou
“substâncias”. Uma substância seria o pensamento, ou a “mente” ou res cogitans (coisa pensante), e a outra
a extensão, ou corpo ou res extensa
(coisa extensa).” (texto base apresentado em sala da aula).
Com base no texto
acima, é possível afirmar que Descartes foi um filósofo:
a) politeísta
b) dualista
c) espiritualista
d) monoteísta
e) nenhuma das
anteriores.
5. Em relação ao tema
“Valores” que vimos em sala de aula, podemos dizer que o “Universalismo moral”
nos transmite a ideia de que:
a) Todos os sistemas
morais se equivalem, assim nenhum princípio ou código moral tem validade
universal.
b) Todos os sistemas
morais não se equivalem, assim nenhum princípio ou código moral tem validade
universal.
c) Há pelo menos
alguns valores fundamentais que são universalmente válidos, portanto, deveriam
ser adotados por todas as culturas.
d) Há pelo menos
alguns valores fundamentais que são universalmente válidos, mas nem todos
deveriam ser adotados por todas as culturas.
e) nda
6. Algumas
pessoas pensam que a ética é inaplicável ao mundo real por a encararem como um
sistema de regras curtas e simples do tipo "Não mintas", "Não
roubes" ou "Não mates". Não admira que quem adota esta visão da
ética pense que esta não se adapta às complexidades da vida. Em situações
invulgares, as regras simples entram em conflito; e, mesmo quando isso não acontece, seguir uma regra pode levar ao
desastre. Em circunstâncias normais pode ser um mal mentir, mas no caso de uma
pessoa que vivesse na Alemanha nazista e a quem a Gestapo ( policia alemã) batesse à porta à procura de judeus, por
certo seria correto negar a existência de uma família judia escondida no sótão.
( Singer, pag.11,1998).
Qual a relação que existe entre este
texto de Peter Singer e A Banalidade do
Mal de Hannah Arendt.
a) Singer e Arendt foram ao julgamento dos presos judeus.
b) Singer e Arendt foram presos pelos alemães na Segunda
Guerra.
c) Singer e Arendt são alemães.
d) Singer é judeu e Arendt foi presa.
e) Singer e Arendt estão falando das atrocidades
cometidas na Segunda Guerra.
7 - Num mundo onde cresce
sem parar a compulsão para obrigar as pessoas a levar uma vida “correta” no
maior número possível das atividades que formam o seu dia a dia, a mesa
tornou-se uma das áreas que mais atraem a atenção dos gerdarmes[1]
empenhados em arbitrar o que é realmente bom para você. É uma provação
permanente. Médicos, nutricionistas, personal
trainers, editores e editoras de revistas dedicadas à forma física,
ambientalistas, militantes da produção orgânica, burocratas, chefs de cozinha, críticos de restaurantes
e mais uma multidão de diletantes prontos a dar testemunho expedem decretos
cada vez mais frequentes, e cada vez mais severos, sobre os deveres do cidadão
na hora de comer. O fato é que toda essa gente, quase sempre com as melhores
intenções, acabou construindo um crescente sistema de ansiedade em torno do pão
nosso de cada dia – e o resultado é que o prazer de comer bem vai sendo
substituído pela obrigação de comer certo. Modelos, atrizes e outras pessoas
que precisam pesar pouco para fazer sucesso chegam aos 30 anos de idade, ou
mais, praticamente sem ter feito uma única refeição decente na vida. Propõe-se,
como virtude alimentar, um mundo sombrio de pastas, mingaus, poções, soros de
proteína e sabe-se lá o que ainda vem pela frente. Não está claro o que se
ganha em toda essa história. A perspectiva de morrer, um dia, no peso ideal?
(J. R. Guzzo.Veja, 09.06.2010. Adaptado.)
a) é positiva a adoção de
procedimentos científicos no campo nutricional.
) b) o tema da qualidade de vida
deve ser enfocado sob critérios morais.
c c) a autonomia individual
deveria ser o critério para definir os parâmetros de uma vida adequada.
d d)os padrões hegemônicos
vigentes na sociedade atual no campo da nutrição são elogiáveis.
e)a felicidade depende do
número de calorias ingeridas pelo ser humano.
8) - Peter Singer, filósofo contemporâneo e herdeiro da escola
utilitarista, afirma que uma noção de igualdade, que em nossos dias abarque
todos os seres humanos, deve ser expressa nos seguintes termos:
a a)Igual distribuição de renda.
b b)Igual acesso às informações.
c c) Igual chance de disputa no
mercado de trabalho.
d)Igual consideração de
interesses.
e e) Sob o ponto de vista
filosófico, podemos afirmar que, para o autor,
[1] Gendarme: s.m. Soldado de uma corporação especial
encarregado de manter a ordem pública, em particular nas províncias, na França
e em outros países.
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