quarta-feira, 10 de junho de 2020

Sociologia - Entenda as diferenças entre migração, imigração e emigração

https://soundcloud.com/maria-aparecida-souza-oliveira/1-aula-da-2s-series-a-e-b-de-sociologia

No mundo cada vez mais globalizado em que vivemos, o fluxo de pessoas cresce enquanto sobe o número de cidadãos que se mudam de um país para o outro. Nesse contexto, aumentam também as dúvidas sobre as diferenças entre migração, imigração e emigração. Afinal, qual é a definição de cada um desses conceitos? E qual será o seu caso se você sair do Brasil para ir viver em outro país?
Começarei com uma explicação breve sobre essas três palavras tão similares, mas tão diferentes. Em seguida, darei exemplos e listarei mais detalhadamente as particularidades de cada uma. Continue a leitura e fique de olho!

O que significa migração, imigração e emigração?
Tanto a emigração quanto a imigração são fenômenos espontâneos, ou seja, que acontecem por vontade própria de cada pessoa.
Emigrar significa deixar o país em que você nasceu para morar em outro. Já a imigração é o outro lado da moeda — um imigrante é uma pessoa que estabeleceu-se em um país estrangeiro. Se você sai do Brasil para morar nos Estados Unidos, por exemplo, é considerado um emigrante pelos brasileiros e um imigrante pelos norte-americanos.
Enquanto isso, o conceito de migração está diretamente relacionado ao fluxo de pessoas. Migrar significa simplesmente deslocar-se de um local para o outro, seja para saída, seja para entrada.
E não só entre países! A migração também pode acontecer de um estado para o outro, de uma cidade para a outra ou de uma região para a outra. Dessa forma, podemos entender que a imigração e a emigração fazem parte do conceito de migração.
Quais são alguns exemplos desses deslocamentos?
Para não deixar nenhuma dúvida, nada melhor do que eu mostrar alguns exemplos claros para ilustrar os conceitos de migração, imigração e emigração!

Migração
Migrar do Brasil para os Estados Unidos significa sair do primeiro país e ir para o segundo. Nesse caso, não interessa se você nasceu em um deles, pois a migração apenas indica que você saiu de um lugar para o outro.
Mudar-se do Paraná para o Rio de Janeiro também é uma migração, assim como mudar-se da capital de São Paulo para Campinas.
As pessoas migram por diversos motivos. Alguns deles são particulares, como a busca por melhores oportunidades de emprego. Mas também há situações mais amplas que estabelecem movimentos migratórios, como o desejo de fugir de uma região de conflito/guerra ou deixar o local depois de situações de alagamento. Esses casos podem atingir uma alta parcela da população.

Emigração
Vou continuar com o exemplo da pessoa, brasileira, que se muda do Brasil para os Estados Unidos. Do ponto de vista do Brasil, esse indivíduo é um emigrante, pois saiu de seu país de origem para morar em outro lugar. Ou seja, seus amigos e parentes que continuarem por aqui vão caracterizar você como um emigrante.
Ao contrário da migração, que não precisa ser entre países, a emigração necessariamente acontece do país de origem para outro país, sem abarcar também mudanças de cidade, estado, região etc.

Imigração
A imigração é quase a mesma coisa, só que do ponto de vista das pessoas que residem/nasceram no país no qual você foi morar — ou seja, os norte-americanos, se continuarmos com o exemplo que dei anteriormente. Pessoas estrangeiras vivendo nos Estados Unidos, ou em qualquer outro país, são chamadas de imigrantes.
Para resumir: no caso de um brasileiro que se muda para os Estados Unidos, ele é um emigrante para os brasileiros e um imigrante para os norte-americanos.
É importante entender as diferenças entre migração, imigração e emigração para que você compreenda melhor a sua condição em uma nova vivência em país estrangeiro e, até mesmo, para se comunicar melhor com seus novos “vizinhos”. Além disso, os conceitos são interessantes na hora de buscar pessoas com experiências similares à sua.

Atividades de exercícios avaliativos:

1) “O Ministério da Justiça brasileira, entre 2009 e o primeiro semestre de 2011, regularizou a permanência no Brasil de 18.004 bolivianos. De acordo com as estatísticas, os bolivianos são a comunidade estrangeira que mais cresce em São Paulo, e a principal motivação para esse deslocamento é a busca por emprego”.

Disponível em Bolivianos no Brasil. Acesso: 08 jul 2013.

Nesse contexto, o deslocamento feito pelos bolivianos

a) coloca-os na condição de imigrantes em território brasileiro.
b) corresponde a um processo de migração pendular.
c) classifica-os como emigrantes no espaço brasileiro.
d) configura um processo de migração sazonal.
e) são migrantes esporádicos

2) “A migração entre regiões do país perdeu intensidade na última década, e estados do Nordeste, além de reter população, começaram a receber de volta os que deixaram seus estados rumo ao centro-sul do país. É o que diz um levantamento divulgado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) nesta sexta-feira (15) com base em dados da PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) 2009 e dos Censos realizados em 2000 e 2010. […]”

G1, 15 jul. 2011. Adaptado.

De acordo com o trecho da reportagem acima, podemos concluir que:


a) As migrações internas massificaram-se no Brasil.
b) Houve uma redução das migrações intrarregionais.
c) As migrações inter-regionais inverteram seu fluxo original.
d) Os deslocamentos intrarregionais foram substituídos pelos inter-regionais.
e) Acontece, atualmente, uma inversão do êxodo rural brasileiro.

3) Evitar o êxodo rural é o principal desafio da política interna chinesa

A luta de clãs perante o 18º Congresso do Partido Comunista da China não mudará, provavelmente, um dos principais eixos da política interna chinesa: impedir o êxodo rural, ainda mais agora que as pessoas que vivem nos centros urbanos superaram pela primeira vez a população do campo no país. [...]

Portal Terra, 30 set. 2012. Adaptado.

O conceito migratório em destaque na manchete da reportagem acima significa:

a) a migração, em massa, de trabalhadores do campo para as cidades em um mesmo território.
b) a saída de pessoas de países predominantemente rurais para sociedades urbanizadas.
c) o deslocamento diário e contínuo da população do campo para trabalhar nas grandes cidades.
d) a perda da população rural em razão do deslocamento desta para outros países.
e) o exílio voluntário praticado por moradores das cidades em direção a zonas rurais afastadas.

4) Migrações pendulares são:

a) movimentos da população rural em direção aos grandes centros urbanos.
b) deslocamento maciço de populações urbanas em direção ao campo.
c) movimentos ligados a atividades pastoris.
d) movimentos diários de trabalhadores entre o local de residência e o local de trabalho.
e) troca de imigrantes entre as grandes regiões.

5) O Sudeste brasileiro foi durante muitos anos a região brasileira que mais recebeu migrantes, no entanto, nas últimas décadas esse cenário mudou, atualmente a região Centro-Oeste é o principal destino para os fluxos migratórios. Essas regiões recebem migrantes de várias partes do Brasil. O complexo regional brasileiro que é a principal origem de emigrantes (que saem) é:

a) Sudeste
b) Centro-Oeste
c) Norte
d) Sul
e) Nordeste

6)
[…] Todo dia ela diz que é pra eu me cuidar

E essas coisas que diz toda mulher

Diz que está me esperando pro jantar

E me beija com a boca de café


Todo dia eu só penso em poder parar

Meio dia eu só penso em dizer não

Depois penso na vida pra levar

E me calo com a boca de feijão



Seis da tarde como era de se esperar

Ela pega e me espera no portão

Diz que está muito louca pra beijar

E me beija com a boca de paixão. […]

BUARQUE, Chico. Cotidiano. Construção, Philips, 1993.

Na letra da canção de Chico Buarque, observa-se uma certa rotina do eu lírico quanto às suas atividades diárias, o que inclui ir e voltar do seu trabalho. Esse tipo de deslocamento caracteriza-se como:

a) transumância
b) migração pendular
c) migração sazonal
d) mudança diária
e) migração externa


Ouçam a música neste link: https://www.youtube.com/watch?v=qcViKFPoPtE&list=RDqcViKFPoPtE&start_radio=1&t=0

Nenhum comentário:

Postar um comentário