sábado, 30 de novembro de 2013

Trabalhos dos Alunos dos Primeiros Anos de 2013 sobre os "Direitos Humanos"


Estes trabalhos foram criados pelos alunos dos primeiros anos do ensino médio de 2013 da E.E. Cidade de Hiroshima, foram solicitados como trabalho para nota do 4º bimestre da disciplina de filosofia, sobre o conteúdo programático do currículo, Desigualdade Social e a Declaração dos Direitos Humanos. Os trabalhos foram postados sem correção, isto é, eles foram recebidos da maneira que serão exibidos, por isso, peço desculpas pelos erros de grafia, o intuito deste trabalho é de apresentar a transformação e a conscientização dos alunos ao longo do primeiro ano de suas vidas em contato com o estudo de filosofia e não de avaliá-los pelos erros cometidos na ortografia que; por falta de tempo hábil, não foi possível corrigir. Quero salientar que, os trabalhos foram concebidos quase que exclusivamente pelos alunos, tudo que for visto aqui é de autoria deles, ou melhor, eles não fotografaram, nem filmaram as cenas, ou gravaram as músicas, mas compilaram e compuseram um conjunto de imagens e sons retirados da internete que, muito possivelmente, nós já havíamos visto aleatoriamente, no entanto, não demos a devida importância. O que os alunos fizeram ao combinar as imagens foi  surpreendente, eles nos oferecem um olhar próprio, com valor e com respeito pela dor daqueles que aparecem nas imagens, através das imagens é possível perceber que os alunos viram realmente a importância do respeito e da vigilância pela obediência aos artigos da declaração dos Direitos Humanos. Direitos que os discentes mostraram em seus trabalhos que  precisam ser repeitados por todos. Quero agradecer a todos os discentes que neste ano foram acompanhados por mim, todos foram primordiais para execução do meu trabalho. Agradeço também ao coordenador Sr Carlos Aymar que possibilitou nossas aulas, bem como a equipe gestora da escola. Muito obrigada a todos.

Gostaria que os visitantes desta  página,  visitassem também as páginas das salas e deixassem um comentário, assim nossos alunos saberiam como são valorosos seus trabalhos. Muito Obrigada. 

Maria Aparecida Souza Oliveira.

domingo, 10 de novembro de 2013

Liberdade - Levante Sua Voz


Uma forma de mostrar que a liberdade passa pela comunicação e é, muitas vezes, cerceada e permitida somente a alguns.

Vídeo produzido pelo Intervozes Coletivo Brasil de Comunicação Social com o apoio da Fundação Friedrich Ebert Stiftung remonta o curta ILHA DAS FLORES de Jorge Furtado com a temática do direito à comunicação. A obra faz um retrato da concentração dos meios de comunicação existente no Brasil.


quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Menino de Carvão – sem direito de ser


 Menino de Carvão – sem direito de ser

Violação de “Direitos Humanos”: violência doméstica, trabalho insalubre, trabalho infantil, miséria, alcoolismo. De quem é a responsabilidade por tanto sofrimento?
Ficha Técnica: Roteiro e Direção – Fram Paulo,  Câmera – Washington Alves, Som direto – Ivanildo Teixeira, Edição: Fram Paulo e Karla Samara,  Assistência: Lucas Souza, Cícero Gerlânio e Alex Pedrosa,  Still: Karla Samara, Designer Gráfico: Paulo Eduardo
Trilha Sonora: Carlos Ney.
Elenco do Filme: Eltanin Alighiere, Erick Vandick, Sherida Sousa, Cícero da Silva, Maria Elcelane, Polinne Lima e Fram Paulo

O filme Menino de Carvão – sem direito de ser recebeu os prêmios: Melhor Direção e Melhor Fotografia no Festival Nacional de Cinema e Vídeo de Floriano-PI.

A Trajetória dos Direitos Humanos.


Este filme pode dar idéia de como fazer os vídeos do trabalho solicitado para o 4º bimestre aos alunos dos 1ºs anos.

sábado, 2 de novembro de 2013

DIREITOS HUMANOS - Exceções e Regras


Aos Estudantes



Agir no sentido mais geral do termo significa tomar iniciativa, iniciar, imprimir movimento a alguma coisa. Por constituírem um initium, por serem recém-chegados e iniciadores, em virtude do fato de terem nascido, os homens tomam iniciativa, são impelidos a agir. (...) O fato de que o homem é capaz de agir significa que se pode esperar dele o inesperado, que ele é capaz de realizar o infinitamente improvável. E isto, por sua vez, só é possível porque cada homem é singular, de sorte que, a cada nascimento, vem ao mundo algo singularmente novo. Desse alguém que é singular pode-se dizer, com certeza, que antes dele não havia ninguém. Se a ação, como início, corresponde ao fato do nascimento, se é a efetivação da condição humana da natalidade, o discurso corresponde ao fato da distinção e é a efetivação da condição humana da pluralidade, isto é, do viver como ser distinto e singular entre iguais.
Hannah Arendt
A condição humana

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Término do Projeto "120 anos da História do Brasil Contados Através da Música Popular".

A música popular é um dos bens culturais de maior valor do Brasil, o povo brasileiro precisa manter na memória os seus artistas que, na maioria das vezes, surgiram de seu próprio meio. A música faz a ponte do povo com a história dos acontecimentos no tempo, o resgate das imagens escondidas no "imemorial coletivo" foi o objetivo deste projeto, bem como a descoberta pelos jovens do tesouro que  herdaram do grande grupo de compositores e cantores brasileiros distribuidos por todo século XX e início do século XXI.

sábado, 19 de outubro de 2013

Bilú e João - John Rawls e a Justiça Social


O filósofo americano John Rawls e a Justiça Social:

A sociedade justa
De certo modo Rawls retoma, no quadro do liberalismo social de hoje, a discussão ocorrida nos tempos da Grécia Antiga, no século 5 a.C., registrada na "República" , de Platão. Ocasião em que, por primeiro, debateu-se quais seriam os fundamentos de uma sociedade justa. Para o filósofo americano os seus dois pressupostos são:
1) igualdade de oportunidade aberta a todos em condições de plena equidade e:
2) os benefícios nela auferidos devem ser repassados preferencialmente aos membros menos privilegiados da sociedade, satisfazendo as expectativas deles, porque justiça social é, antes de tudo, amparar os desvalidos.
Para conseguir-se isso é preciso, todavia, que uma dupla operação ocorra. Os talentosos, os melhor dotados (por nascimento, herança ou dom), devem aceitar com benevolência em ver diminuir sua participação material (em bens, salários, lucros e status social), minimizadas em favor do outros, dos desassistidos. Esses, por sua vez, podem assim ampliar seus horizontes e suas esperanças em dias melhores, maximizando suas expectativas.
Para que isso seja realizável numa moderna democracia de modelo representativo é pertinente concordar inclusive que os representantes dos menos favorecidos (partidos populares, lideranças sindicais, minorias étnicas, certos grupos religiosos, e demais excluídos, etc..), sejam contemplados no jogo político com a ampliação da sua deputação, mesmo que em detrimento momentâneo da representação da maioria. Rawls aqui introduz o principio ético do altruísmo a ser exigido ou cobrado dos mais talentosos e aquinhoados - a abdicação consciente de certos privilégios e vantagens materiais legítimas em favor dos socialmente menos favorecidos.


domingo, 13 de outubro de 2013

Brejo da Cruz - Chico Buarque de Holanda.


Em muitas canções o artista consegue expressar o que sentimos e o que pensamos, sua obra fala por nós.

Ideologia.



" '(...) Podemos ver ideologia pelo lado científico e pelo lado político, nossa análise será pelo segundo ponto, ou seja, Ideologia vista como um aspecto essencial da política. No primeiro caso,  a Ideologia é contraposta a verdade, à ciência e ao conhecimento válido em geral. No segundo caso, o que importa não é o valor da verdade, mas, por assim dizer, o valor funcional da Ideologia', segundo Giovanni Sartori. 
A objeção que se pode apresentar contra esta posição é que, na interpretação originária do conceito, ou seja, na interpretação de Marx, a falsidade  função social da Ideologia não são reciprocamente independentes e estreitamente ligadas entre si. De uma parte, a falsa consciência, velando ou mascarando os aspectos duros e antagônicos do domínio, tende a facilitar a aceitação da situação de poder e a integração política e social. De outra parte, porque falsa consciência, a crença ideológica não é uma base independente de poder e a sua eficácia e sua estabilidade dependem, em última análise, das bases efetivas da situação de domínio ( para Marx, as relações de produção)." ( Bobbio, 2000, pág. 586).  

A desigualdade social segundo Rousseau.



Em muitos países a desigualdade social  é grave. Podemos pensar que através dos tempos muitos filósofos pensaram a origem desta desigualdade, Jean-Jacques Rousseau (1712-1778) em seu "Discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens", argumentou que foi quando o homem saiu do estado de natureza que surgiram as diferenças, ou seja, os homens passaram a necessitar uns dos outros e surgiram assim os vícios; a vaidade, a inveja, a vergonha, entre outros, estes foram os germes do amor próprio e por assim dizer, da desigualdade. Com a reunião das pessoas surgiu a agricultura e a metalurgia, com estas as necessidades dos homens.

 Propriedades e direito de posse começaram a ser importantes, não era mais somente para prover as necessidades naturais, mas converteu-se na expressão de poder e distinção. Com a distinção o homem tornou-se mais considerado. Consequentemente geraram-se conflitos, servidão, discórdia, de modo que vida social tornou-se insustentável. Os ricos criaram as leis e o Estado, a fim de "proteger o todo", estava aqui terminada, irremediavelmente a "liberdade natural", sendo criada assim a desigualdade.

terça-feira, 24 de setembro de 2013

O Capitalismo e Karl Marx


  "O que distingue o pior arquiteto da melhor das abelhas é que o arquiteto ergue a construção em sua mente antes de a erguer na realidade."
                                                                                                                  
   "(...) A produção capitalista não produz apenas o homem como mercadoria, o homem-mercadoria, o homem no papel de utilidade. Ela o produz em harmonia com este papel, como um ser espiritual e fisicamente desumanizado, gerando a desmoralização, a deformação e o embrutecimento dos trabalhadores e dos capitalistas. Seu produto final é a mercadoria com consciência e atividades próprias…..  a mercadoria humana!" 

                                                                                                      Marx            

Alienação e Karl Marx.


      A alienação  pelos modos de produção acontece quando o trabalho se torna estranho ao trabalhador, favorecendo assim a coisificação dos homens. O trabalhador perde sua identidade e a própria noção da existência de si e de seu lugar no mundo.

quarta-feira, 18 de setembro de 2013

sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Contranarciso

em mim
eu vejo o outro
e outro
e outro
enfim dezenas
trens passando
vagões cheios de gente
centenas

o outro
que há em mim
é você
você
e você

assim como
eu estou em você
eu estou nele
em nós
e só quando
estamos em nós
estamos em paz
mesmo que estejamos a sós...


Paulo Leminsk

quarta-feira, 11 de setembro de 2013

O Anarquismo.



O Anarquismo é um sistema de governo, ao qual todo o sistema é desprovido do Estado, não há propriedades privadas, nem exploração do trabalho, as tarefas e os negócios são gerenciados por cooperativas de trabalhadores. Nesse contexto, todos alcançariam condições de possuírem uma vida minimamente confortável e ninguém teria sua força de trabalho explorada em benefício de um terceiro. Logo, a violência e a miséria dariam lugar para um novo mundo regido pela felicidade da ampla maioria.

A História dos Direitos Humanos!!!


quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Vídeo para os alunos dos segundos anos.

Assistam ao vídeo e reflitam sobre as questões apontadas pelo autor.
Vamos fazer uma relação entre a servidão moderna e a servidão voluntária do filósofo Etienne De La Boétie

https://www.youtube.com/watch?v=Ybp5s9ElmcY

sábado, 17 de agosto de 2013

Dicionário de Filosofia.

http://super.abril.com.br/cultura/pequena-enciclopedia-super-filosofia-447408.shtml

Links para o projeto de trabalho: "120 Anos da História da Música Brasileira Contados Através da Música".

1896 à 1905 - Chiquinha Gonzaga e seus Parceiros:
http://chiquinhagonzaga.com/wp/
http://letras.mus.br/chiquinha-gonzaga/ ( Letras das músicas)
http://www.vidaslusofonas.pt/chiquinha_gonzaga.htm
http://raizesmpb.folha.com.br/vol-18.shtml
http://memoriaglobo.globo.com/main.jsp?lumPageId=FF8080813B2DDA1D013B2E2530B920C0&query=chiquinha+gonzaga
http://cifrantiga3.blogspot.com.br/2006/03/chiquinha-gonzaga.html (Músicas para ouvir e letras)

1905 à 1915 - Ernesto Nazareth e o “Chorinho”.
http://cifrantiga3.blogspot.com.br/2006/03/ernesto-nazareth_8388.html
http://www.ernestonazareth.com.br/ ( assista o vídeo)
http://www.ernestonazareth150anos.com.br/ ( muitas fotos, obra completa, ouça as músicas)
http://letras.mus.br/ernesto-nazareth/ ( letras de músicas)

1916 à 1925 - O nascimento do “Samba”.
http://www.receitadesamba.com.br/p/downloads.html
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/historia-do-samba/historia-do-samba.php
http://www.revistadehistoria.com.br/secao/por-dentro-da-biblioteca/a-certidao-de-nascimento-do-samba
http://brasileirandoamusica.blogspot.com.br/2012/08/o-nascimento-do-samba.html
http://cifrantiga3.blogspot.com.br/2006/02/histria-do-samba.html
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/historia-da-industria-brasileira/decada-de-1920-crescimento-e-progresso.php
http://cifrantiga3.blogspot.com.br/2006/02/pelo-telefone-o-primeiro-samba.html

1926 à 1935 - Noel Rosa e seus parceiros.
http://www.receitadesamba.com.br/2010/11/vadico-e-noel-parceiros-ate-no.html
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/historia-do-carnaval/noel-rosa.php
http://letras.mus.br/noel-rosa-musicas/
http://www.noelrosaomusical.com.br/teatro/component/search/m%C3%BAsicas.html?searchphrase=exact&ordering=newest ( neste site você encontrará os parceiros do Noel)
http://www.vagalume.com.br/noel-rosa/ ( letras das músicas)
http://cifrantiga3.blogspot.com.br/2006/04/noel-rosa.html ( ouça as músicas)

1936 à 1945 - Carmem Miranda, Francisco Alves e Mário Reis.
http://aochiadobrasileiro.webs.com/Biografias/BiografiaMarioReis.htm
http://cliquemusic.uol.com.br/artistas/ver/mario-reis
http://www.dicionariompb.com.br/carmen-miranda
http://www.youtube.com/watch?v=4r7V4qWUBnc
http://www.youtube.com/watch?v=4r7V4qWUBnc
http://www.cinemabrasileiro.net/carmenmiranda.html
http://cifrantiga3.blogspot.com.br/2006/04/mrio-reis.html
http://musicachiado.webs.com/GravacoesRaras/FranciscoAlves.htm
http://cifrantiga3.blogspot.com.br/2006/03/carmen-miranda.html
http://cifrantiga3.blogspot.com.br/2006/03/francisco-alves.html

1946 à 1955 - Dorival Caymmi e Ary Barroso.
http://www.dorivalcaymmi.com.br/ ( neste site você encontrará tudo sobre Dorival Caymmi)
http://letras.mus.br/dorival-caymmi/
http://www.arybarroso.com.br/ ( neste site você encontrará tudo sobre Ary Barroso)
http://letras.mus.br/ary-barroso/

1956 à 1965 - O Samba Canção e seus ídolos.
http://cliquemusic.uol.com.br/generos/ver/sambacancao
http://cifrantiga2.blogspot.com.br/2007/07/sucessos-de-1959.html ( neste site vocês encontraram as músicas por anos, em todas as épocas).

1966 à 1975 - Os Festivais.
http://www.dicionariompb.com.br/festivais-de-musica-popular/dados-artisticos
http://www.luizamerico.com.br/historia-mpb-30.php
http://falacultura.com/2012/04/11/festivais-musica/
http://cifrantiga2.blogspot.com.br/2007/07/sucessos-de-1966.html ( Músicas dos festivais)

1976 à 1985 - Os Baianos.
http://www.gilbertogil.com.br/
http://caetanoveloso.com.br/
http://novosbaianos.zip.net/osnovosbaianos.html
http://tropicalia.com.br/
http://www.mpbnet.com.br/musicos/raul.seixas/index.html

1986 à 1995 - O Rock brasileiro.
http://brock80.br.tripod.com/home/home.htm
http://www.grupoescolar.com/pesquisa/rock-brasil--anos-80.html
http://musicapoesiabrasileira.blogspot.com.br/2008/01/o-rock-brasil-anos-80-e-sua-importncia.html
http://www.youtube.com/watch?v=EzbJnpHnzMc ( aqui vocês irão encontrar muitos vídeos)

1996 à 2005 – Forró , Pagode e Sertanejo.
2006 à 2013 - A música brasileira na atualidade.



segunda-feira, 5 de agosto de 2013

SAPERE AUDE - Revista de Filosofia


http://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAude/article/view/5564

SUJEIÇÃO, COSTUME E SENTIMENTO COMO MANUTENÇÃO DA SERVIDÃO FEMININA. STUART MILL E A SUJEIÇÃO DAS MULHERES

Maria Aparecida Souza Oliveira

RESUMO


Discutiremos duas questões apresentadas por Stuart Mill em A Sujeição das Mulheres. A primeira questão abordada é apresentada pela analogia feita pelo filósofo com outras formas de escravidão, analisando a causa da aceitação da escravização do sexo feminino pelo sexo masculino; o que faria com que isto fosse visto como natural, a saber, o usual era a sujeição de um gênero por outro gênero. Mill vê no costume a implicação da sujeição consensual do gênero oprimido pelo gênero opressor. A segunda questão, a servidão dos sentimentos. Tomando como ponto de partida a visão do filósofo, abordaremos o tema na atualidade.
Texto completo: PDF 

 

domingo, 4 de agosto de 2013

O Escritor moçambicano Mia Couto.



No dia 20 de agosto de 2013 Mia Couto estará na Fábrica de Cultura da Vila Nova Cachoeirinha dando uma palestra, falando sobre sua obra, o autor de "Terra Sonâmbula" obra que foi considerada um dos melhores livros escritos do continente no século XX. Ganhador do Prêmio Camões de literatura em língua portuguesa.
Para maiores informações acesse o site da Fábrica de Cultura  Vila Nova Cachoeirinha:
http://www.fabricasdecultura.org.br/fabrica/vila-nova-cachoeirinha/biblioteca/encontro-com-o-autor-mia-couto

quarta-feira, 24 de julho de 2013

Os Pré- socráticos Heráclito e Parmênides.


 Heráclito, Parmênides e o Caleidoscópio.


        A figura do caleidoscópio pode nos dar a síntese das filosofias de Heráclito e de Parmênides, mas de que forma? Como escreveu Parmênides “o ser é, o não ser não é”. Se pensarmos na figura do caleidoscópio, sabemos que as formas e as cores estão lá, e são. Por sua vez, Heráclito apresentou uma filosofia baseada no “devir”, isto é, no vir a ser, podemos inferir então que na figura do caleidoscópio temos esta síntese, do que é com o que será, ou seja, o que é continuará sendo, porque sempre foi mesmo parecendo não ser. A vida em uma grande fluidez, mas sendo exatamente como era e sempre foi. Quando movemos o caleidoscópio fazemos um rearranjo das formas, a imagem que aparece é nova, mas as peças que a formaram são as mesmas, não trocamos a essência do caleidoscópio, somente o movemos, eis aí o “devir”, mas "o ser" das coisas continuará o mesmo.

Maria Aparecida Souza Oliveira

Heráclito de Éfeso (em grego: Ἡράκλειτος ὁ Ἐφέσιος Herákleitos ho Ephésios), conhecido também como «O Obscuro de Éfeso», foi um filósofo grego. Nasceu no ano 535 a. C. y faleceu no ano 484 a. C.
Parmênides de Elea (em grego Παρμενίδης ὁ Ἐλεάτης) foi um filósofo grego. Nasceu entre o ano 530 a. C. e o 515 a. C.  Na cidade de Eleacolonia grega do sul da Magna Grécia (Itália).

sábado, 20 de julho de 2013

Últimos dias de férias...

Um ótimo lugar para passear e aproveitar muitas coisas legais, gastando quase nada,  o Centro Cultural São Paulo, é um lindo lugar, com muitas atividades, um ambiente jovem e descontraído, e cheio de gente legal.
Aproveitem!!!!!

Rua Vergueiro 1000   -  Estação Vergueiro do Metrô- Linha Azul - CEP 01504-000   tel 3397 4002   -   Paraíso São Paulo - SPccsp@prefeitura.sp.gov.br

Exposição MESTRES DO RENASCIMENTO

CENTRO CULTURAL BANCO DO BRASIL 

apresenta:

 MESTRES DO RENASCIMENTO


A exposição, com mais de cinquenta obras-primas provenientes de importantes coleções italianas, públicas e privadas, apresenta ao público brasileiro a extraordinária riqueza da arte italiana no momento de seu apogeu, o Renascimento. As obras expostas: pinturas, esculturas e desenhos, foram selecionadas com o intuito de mostrar aos visitantes o percurso do movimento renascentista em toda a Itália. Estão previstas obras de Rafael Sanzio, Ticiano, Sandro Botticelli, Lorenzo Lotto, Andrea Mantegna, Perugino, Tintoretto, Giovanni Bellini, Fra Bartolomeo, Ghirlandaio, Donatello, Dosso Dossi, Michelangelo Buonarroti, entre outros. Curadoria de Alessandro Delpriori.
Saiba mais sobre a exposição.
Informações
 Data:De 13 de julho a 23 de setembro de 2013Idade recomendada:

 Horário:Quarta a segunda das 10h as 22h
 Local:Subsolo, 1º, 2º, 3º e 4º andares | Rua Álvares Penteado, 112 - Centro
 Bilheteria:Quarta a segunda, das 10h às 21h | Telefone: (11) 3113-3651/52
 Ingressos:Entrada Franca

sexta-feira, 19 de julho de 2013

ILHA DAS FLORES


Ilha das Flores  é um filme de curta metragem feito pelo cineasta Jorge Furtado em 1989, não é de ficção, mostra a dura realidade de famílias do Rio Grande do Sul. 

 O filme já foi acusado de "materialista" por ter, em uma de suas cartelas iniciais, a inscrição "Deu não existe". No entanto, o crítico Jean-Claude Bernardet (em "O Cinema no século", org. Ismail Xavier,   Imago Editora, 1996) definiu Ilha das Flores como "um filme religioso" e a CNBB (Confederação Nacional dos Bispos do Brasil) concedeu ao filme o Prêmio Margarida de Prata, como o "melhor filme brasileiro do ano" em 1990. Em 1995, Ilha das Flores foi eleito pela crítica européia como um dos 100 mais importantes curtas-metragens do século. 

                 ( http://pt.wikipedia.org/wiki/Ilha_das_Flores_(curta-metragem)  Acessado em 19/07/2013

quinta-feira, 18 de julho de 2013

A RUA É PÚBLICA!!!


De Anderson Lima, ficção, MG, 2013, full HD, 9’20”. - See more at: http://www.mostradecinemainfantil.com.br/portfolio/a-rua-e-publica/#sthash.5Xh6Sb48.dpuf

A RUA É PÚBLICA é um filme de curta metragem do cineasta Anderson Lima, o autor apresenta  o conceito de cidadania às crianças, saber o que é público e o que é privado é muito importante desde cedo, é desta forma que se pode tomar parte da coisa pública e se inserir nela, tornando-se um cidadão.


sábado, 13 de julho de 2013

Neruda e o Existencialismo!


Meu amigo Nietzsche.


Este filme de curta metragem do diretor Fáuston da Silva fala de um menino que descobre o gosto pela leitura através de um filósofo, Nietzsche,  filósofo que costuma ser muito temido pelos adultos que não o conhecem. "Assim Falou Zaratustra"  obra de 1885 abriu um mundo maravilhoso de possibilidades para o menino que vivia em um pequeno mundo do século XXI.   

sexta-feira, 12 de julho de 2013

Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero recebe inscrições





Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero consiste em concurso de redações, 
artigos científicos e projetos pedagógicos, dirigido a estudantes de Ensino Médio, 
Graduação, Pós-Graduação e Escolas da Educação Básica na área das relações 
de gênero, mulheres e feminismos, contemplando suas interseções com as 
abordagens de classe social, geração, raça, etnia e sexualidade.

sexta-feira, 5 de julho de 2013

Biblioteca Sérgio Buarque de Holanda

Aproveitem!

A Biblioteca Sérgio Buarque de Holanda foi reinaugurada no começo deste ano em sua nova sede, no antigo prédio da Subprefeitura de Itaquera, o prédio foi reformado e adaptado para abrigar a biblioteca, junto foi montado um telecentro. Para utilizar a biblioteca é só chegar, se quiserem pegar livros emprestado é necessário fazer a carteirinha, os documentos necessários são: identidade e comprovante de residência e um maior responsável para assinar, isto só para fazer a carteirinha, depois você mesmo pode pegar os livros sem problemas. A utilização do telecentro é simples, para se cadastrar é só levar identidade e comprovante de residência sendo maior de 12 anos de idade, cada usuário tem direito a duas impressões por dia. 

O telecentro oferecerá cursos gratuitos de informática.


Rua Vitório Santim, 44 - Itaquera - 08290-000 São Paulo, SP
Tel.: 11 2205-7406
Horário: 2ª a 6ª feira das 9h às 18h e sábado das 9h às 16h

segunda-feira, 1 de julho de 2013

Férias divertidas, com jogos inteligentes.

Para quem em um dia como hoje prefere jogar, lá vai um link de jogos de lógica, muito bons e divertidos, online e de graça.

http://jogos360.uol.com.br/logica/

Férias com chuva sem dinheiro.

Uma boa pedida em um dia como hoje é assistir um filme em baixo da coberta.
Para quem não está afim de ver seção da tarde lá vai o link do Mega vídeo, você poderá assistir os filmes online de graça.



domingo, 23 de junho de 2013

Pensadores do Funk


A consciência social pode ser expressada de diversas formas! 

Confúcio

         "Aprender sem pensar é esforço vão; pensar sem nada aprender é nocivo."


Confúcio
                
  Confúcio, filósofo chinês, século 551aC/479aC

quinta-feira, 13 de junho de 2013

François Rabelais

      " Conheço muitos que não puderam, quando deviam, porque não quiseram quando podiam."

François Rabelais: Filósofo francês do século XVI, foi um homem que lutou pela tolerância, pela paz, pelos valores antigos.  

quarta-feira, 12 de junho de 2013