" '(...) Podemos ver ideologia pelo lado científico e pelo lado político, nossa análise será pelo segundo ponto, ou seja, Ideologia vista como um aspecto essencial da política. No primeiro caso, a Ideologia é contraposta a verdade, à ciência e ao conhecimento válido em geral. No segundo caso, o que importa não é o valor da verdade, mas, por assim dizer, o valor funcional da Ideologia', segundo Giovanni Sartori.
A objeção que se pode apresentar contra esta posição é que, na interpretação originária do conceito, ou seja, na interpretação de Marx, a falsidade função social da Ideologia não são reciprocamente independentes e estreitamente ligadas entre si. De uma parte, a falsa consciência, velando ou mascarando os aspectos duros e antagônicos do domínio, tende a facilitar a aceitação da situação de poder e a integração política e social. De outra parte, porque falsa consciência, a crença ideológica não é uma base independente de poder e a sua eficácia e sua estabilidade dependem, em última análise, das bases efetivas da situação de domínio ( para Marx, as relações de produção)." ( Bobbio, 2000, pág. 586).
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