Descartes e o Racionalismo
Hume e o Empirismo
Kant e o Criticismo
Sobre as Formas de Conhecimento
*Experiência: Filosofia.- Conhecimento
adquirido através do uso dos sentidos .
*Conhecimento a priori:- Conhecimento adquirido sem a necessidade da
experiência.
*Conhecimento a posteriori:- Conhecimento ao qual se chega
depois de uma experiência.
*Sensação:- Processo de natureza física e/ou
psíquica em que um estímulo ou um fator externo ou interno provoca uma reação
física ou emocional em um indivíduo ou em um grupo; impressão física ou
psíquica: sensação de frio: sensação de medo: Teve a sensação de que alguém
havia entrado.
*Reflexão:- Pensamento sério ou meditação
profunda a respeito de determinado assunto, problema, ou sobre si mesmo. Ensaio
sobre um assunto, uma temática: Reflexões sobre a globalização e seus efeitos.
Atenção aplicada ao processo do entendimento, aos fenômenos da consciência e às
próprias ideias.
Da Distinção
Entre o Conhecimento Puro e o Empírico
Não se pode duvidar de que todos os
nossos conhecimentos começam com a experiência, porque, com efeito, como
haveria de exercitar-se a faculdade de se conhecer, se não fosse pelos objetos
que, excitando os nossos sentidos, de uma parte, produzem por si mesmos
representações, e de outra parte, impulsionam a nossa inteligência a
compará-los entre si, a reuni-los ou separá-los, e deste modo à elaboração da
matéria informe das impressões sensíveis para esse conhecimento das coisas que
se denomina experiência?
No tempo, pois, nenhum conhecimento precede a experiência, todos começam por ela.
Mas se é verdade que os conhecimentos derivam da experiência, alguns há, no entanto, que não têm essa origem
exclusiva, pois poderemos admitir que o nosso conhecimento empírico seja um
composto daquilo que recebemos das impressões e daquilo que a nossa faculdade
cognoscitiva lhe adiciona (estimulada somente pelas impressões dos sentidos);
aditamento que propriamente não distinguimos senão mediante uma longa prática
que nos habilite a separar esses dois elementos.
Surge desse modo uma questão que não se
pode resolver à primeira vista: será possível um conhecimento independente da
experiência e das impressões dos sentidos?
Tais conhecimentos são denominados “a priori”, e distintos dos empíricos,
cuja origem é a posteriori”, isto é, da
experiência.
(...) Assim, se alguém escava os
alicerces de uma casa, “a priori” poderá esperar que ela desabe, sem precisar
observar a experiência da sua queda, pois, praticamente, já sabe que todo corpo
abandonado no ar sem sustentação cai ao impulso da gravidade. Assim esse
conhecimento é nitidamente empírico.
Consideraremos, portanto, conhecimento “a priori”, todo aquele que seja
adquirido independentemente de qualquer experiência. A ele se opõem os opostos
aos empíricos, isto é, àqueles que só o são “a posteriori”, quer dizer, por meio da experiência.
Kant, Emmanuel. Introdução- http://www.ebooksbrasil.org/eLibris/critica.html#2>
Acesso em 05/05/2013.
Questões:
1º Qual a ideia principal do texto?
2º Para Kant, o que é o conhecimento a priori e conhecimento a posteriori?
3º Apresente uma relação de conhecimentos que você
já elaborou sobre uma de suas atividades antes mesmo de tê-la vivenciado.
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