Quem é o responsável pela derrubada do Boeing 777 da Malaysia Airlines?
As autoridades americanas suspeitam que sistemas de defesa aérea ar-superfície SA-11 ou SA-20, ambos de origem russa, seriam responsáveis pelo abate do Boeing 777 da Malaysia Airlines sobre território ucraniano.
Determinar claramente quem disparou o míssil no início das investigações parece ser impossível, em parte porque as três forças próximas à área do conflito – os separatistas pró-russos, os militares ucranianos e os militares russos – poderiam possuir sistemas SA-11, que são uma das muitas armas do legado da União Soviética que circulam por esta guerra.
Conhecido em russo como “Buk” e entre os países da OTAN como uma “Gadfly”, o SA-11 foi projetado pela primeira vez na década de 1970. Variantes que sucederam o SA-11 estão nos estoques de ambas as unidades de defesa aérea dos russos e dos ucranianos. Um sistema Buk é montado sobre um chassi autônomo, o que significa que pode ser movido pelo campo de batalha, tornando-se difícil de rastreá-lo.
O sistema SA-11 dispara mísseis com cerca de 6 metros de comprimento que podem atingir alturas superiores a 33.000 pés (altitude de cruzeiro do jato de passageiros da Malásia). Cada míssil carrega uma grande ogiva altamente explosiva, contra o qual a fuselagem de um Boeing 777 não teria a menor defesa.
FONTE: The New York Times (tradução e edição do Poder Aéreo a partir do original em inglês)
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