Este blog foi criado para apresentar a filosofia aos meus alunos e a todos os que se interessarem. O objetivo é fazer com que os jovens possam ter acesso ao conteúdo filosófico de forma lúdica e acessível. Maria Aparecida Souza Oliveira
quinta-feira, 25 de abril de 2013
Aos Primeiros Anos: Projeto Interdisciplinar 120 Anos de Música Popular Brasileira
Escola Estadual Cidade de Hiroshima
120 Anos de Música Popular Brasileira
Doze Décadas da História do Brasil Contados Através da Música Popular.
1- Projeto
Trabalho interdisciplinar com pesquisa histórico musical dos 120 anos de história da música popular brasileira, no período de 1890 à 2013.
Tipo: - Pedagógico cultural.
Tema Transversal: - O percurso dos 120 anos de música popular brasileira contando a história dos acontecimentos políticos e socioculturais do Brasil.
Título: - 120 anos de Música Popular Brasileira.
Sub-Título: - Doze Décadas da História do Brasil Contados Através da Música Popular.
População alvo: - Alunos dos 1ºs anos do ensino médio do período da manhã. (obs.: podendo se estender para os demais anos do ensino médio, dependendo da adesão dos professores destas salas.)
Duração: - Tempo de duração do projeto ainda não estipulado.
Idealização: - Professora Maria Aparecida Souza Oliveira.
Pessoal responsável: - O trabalho interdisciplinar implica na responsabilidade de todos os profissionais envolvidos no projeto.
2- Justificativa
Pretendemos criar um meio de acesso dos alunos ao conhecimento da história do Brasil contada por intermédio da música, bem como o acesso ao conhecimento das próprias músicas que foram cantadas durante as doze décadas que focaremos neste trabalho. Buscaremos dirigir os olhares não somente ao estilo estético musical, mas principalmente à crítica filosófica que algumas canções fizeram em certos momentos históricos de relevância político social.
Temos a expectativa de criar não só o interesse dos alunos pela história do Brasil e às músicas do Brasil, como também esclarecer certos problemas que serão
colocados por nós durante o projeto. Sendo este trabalho de cunho interdisciplinar acreditamos que, havendo a colaboração de todas as áreas do conhecimento, conseguiremos desenvolver o interesse dos alunos envolvidos até mesmo por assuntos que, mesmo não tendo sidos destacados neste texto, aparecerão suscitados pela pesquisa.
Pudemos observar a necessidade de um projeto como este por meio do trabalho que desenvolvemos durante o ano de 2012, quando ao relacionarmos músicas brasileiras de várias épocas aos temas estudados, tivemos grande dificuldade por falta de interesse dos alunos. Não acreditamos em rejeição dos alunos por falta de identificação com o estilo ou tema, mas rejeição por falta de acesso, acesso que com certeza a escola pode e deve fornecer. Acesso não somente as letras das belíssimas canções do nosso cancioneiro popular, como também aos ritmos que acompanham a poesia e transmitem aos que escutam, além da arte brasileira, a história de nosso país, a luta por seus ideais, a busca pela justiça e pela liberdade de expressão, etc.; e é pela obra musical desenvolvida por todo este período que poderemos proporcionar aos nossos alunos a possibilidade de desenvolvimento em todas as áreas do conhecimento.
3.1- Objetivo Geral
Com este trabalho desejamos apresentar a riqueza cultural do Brasil, a qual foi desenvolvida durante os cento e vinte anos de história no período de 1890 à 2013. Destacaremos as produções musicais mais relevantes de cada década pertencente a este período, fazendo com que os alunos conheçam obras primas do cancioneiro brasileiro, que representem as aspirações do povo naquele momento, bem como aos acontecimentos históricos de cada período, incluindo assim os acontecimentos políticos, os desenvolvimentos científicos, as conquistas sociais, o desenvolvimento industrial, a conquista de liberdades individuais, as produções artístico literárias, etc.
3.2- Objetivo Específico
Nosso objetivo específico é fazer com que os alunos conheçam a cultura musical de nosso país, trazendo a música como tema transversal que, usada como ferramenta, irá integrar todas as áreas do conhecimento.
4- Método
Definir a década que cada sala irá pesquisar por sorteio. Depois de especificado a década de trabalho, apontar os itens que serão pesquisados, tendo como fio condutor os destaques musicais de cada década. Como? Destacando os acontecimentos históricos, mas não de forma aleatória, trabalhando sempre os mesmos tópicos:
a) Descobertas científicas
b) Acontecimentos políticos
c) Desenvolvimento social
d) Conquistas sociais ou perdas de direitos
e) Mapeamento dos acontecimentos
f) Acontecimentos artísticos
g) Relações destes acontecimentos
h) Destacar uma canção ou um ritmo desenvolvido no período
i) Apresentar e destacar a importância da década para a atualidade.
Este projeto pretende fazer com que todos os alunos se envolvam; as salas se dividirão em grupos, e cada grupo se incumbirá de um tópico do trabalho. Haverá um texto dentro das normas técnicas, que será elaborado com a ajuda dos professores e uma apresentação, que ficará a critério de escolha de cada sala.
A peculiaridade deste projeto, além da participação de várias disciplinas, é a descoberta de que ao longo do tempo serão colocados em destaque assuntos diversos e muitas vezes com uma relação análoga e sincrônica, de modo a dar maior sentido aos acontecimentos durante este período histórico.
As salas de aula:
Divisão de grupos – grupos compostos por seis integrantes.
Tópicos a serem desenvolvidos ( pesquisa):
As músicas compostas neste período - Ritmo, o porquê da letra, compositores, meios de divulgação, curiosidades que a envolvem, como foi recebida pelo público.
A história política – Como era o governo, quem governava, quais os problemas de política externa e interna , qual a constituição vigente.
Os acontecimentos artísticos - Qual tipo de arte, a moda (de onde vinha) , quem produzia, qual a repercussão, como foi recebida.
A saúde pública – Como funcionava a saúde na época, qual a política de saúde pública, sanitarização, quais as descobertas científicas da época.
A literatura – Quais os autores que surgiram na época, desenvolver resenha pelo menos dos dois autores principais, apresentar poetas que se destacavam e em qual estilo, apresentar poemas que mostram característica da época.
A sociedade – Questões sociais, como viviam, o trabalho, a divisão de classes, a educação, as diferenças sociais.
O pensamento – Como pensar este período histórico a partir das canções escolhidas, como ver o desenvolvimento humano, descobrimos alguma verdade?
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário