A Vita Activa é considerada pela filósofa Hannah Arendt a expressão que designa três atividades fundamentais da vida humana, são elas:
O Labor que podemos classificar como a atividade biológica do corpo humano, a qual favorece a manutenção das necessidades básicas para sobrevivência humana."A condição do labor é a própria vida". (Arendt, 1991, pág,15)
O Trabalho é a possibilidade da criação humana, é o que favorece as artificialidades da existência e nos coloca no mundo. "A condição humana do trabalho é a mundanidade".(Arendt, 1991, pág,15)
A Ação, é relação entre os homens, desde a Grécia Antiga com o filósofo Aristóteles, podemos pensar no Homem como um ser político, isto é, um ser que é interdependente, vive em harmonia ou desarmonia com outros homens, Arendt acredita na ação humana diante das relações políticas e éticas, o respeito pelo modo de ser de cada um e de si mesmo . "A pluralidade é a condição da ação humana pelo fato de sermos todos os mesmos, isto é, humanos, sem que ninguém seja exatamente igual a qualquer pessoa que tenha existido, exista, ou venha a existir." (Arendt, 1991, pág,15)
Bibliografia:
Arendt, Hannah. A Condição Humana. Tradução de Roberto Raposo. RJ. Ed. Forense Univ. 1991.