Heráclito, Parmênides e o Caleidoscópio.
A figura do caleidoscópio pode nos dar a síntese das filosofias de Heráclito e de Parmênides, mas de que forma? Como escreveu Parmênides “o ser é, o não ser não é”. Se pensarmos na figura do caleidoscópio, sabemos que as formas e as cores estão lá, e são. Por sua vez, Heráclito apresentou uma filosofia baseada no “devir”, isto é, no vir a ser, podemos inferir então que na figura do caleidoscópio temos esta síntese, do que é com o que será, ou seja, o que é continuará sendo, porque sempre foi mesmo parecendo não ser. A vida em uma grande fluidez, mas sendo exatamente como era e sempre foi. Quando movemos o caleidoscópio fazemos um rearranjo das formas, a imagem que aparece é nova, mas as peças que a formaram são as mesmas, não trocamos a essência do caleidoscópio, somente o movemos, eis aí o “devir”, mas "o ser" das coisas continuará o mesmo.
Maria Aparecida Souza Oliveira
Heráclito de Éfeso (em grego: Ἡράκλειτος ὁ Ἐφέσιος Herákleitos ho Ephésios), conhecido também como «O Obscuro de Éfeso», foi um filósofo grego. Nasceu no ano 535 a. C. y faleceu no ano 484 a. C.
Parmênides de Elea (em grego Παρμενίδης ὁ Ἐλεάτης) foi um filósofo grego. Nasceu entre o ano 530 a. C. e o 515 a. C. Na cidade de Elea, colonia grega do sul da Magna Grécia (Itália).